Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Raiva Rosa: Bragança viu nascer banda que quer ser promessa no rock português

Amanhã é dia Mundial do Rock. Há pouco mais de meio ano Bragança viu nascer os Raiva Rosa e a escassas horas de assinalar a data fomos conhecer os mais recentes amantes do estilo musical por estas terras
Raiva Rosa dá nome à mais recente banda que se desenha no panorama musical brigantino. Composta por quatro elementos, sendo eles João Sousa, André Almeida, Heitor Peixoto e Simão Reis, a banda reúne o talento destes jovens que andava espalhado por diversos projectos. Apesar de se identificarem com outros estilos e de já terem trabalhado outras sonoridades é o rock, estilo que tanto lhes diz, que os une neste momento. “O rock é liberdade. É fazer-se o que se quer, quando se quer, não no sentido destrutivo mas com uma ideia construtiva”, explicou Heitor Peixoto. “Qualquer pessoa pode ser uma rockstar desde que se mantenha fiel a si própria e àquilo em que acredita”, confessou João Sousa. “É uma maneira de mostrar o que se pensa e o que se sente como outro tipo de música qualquer. É uma maneira de mostrar o que temos dentro de nós, os sentimentos, palavras e emoções, como outra corrente musical qualquer”, disse Simão Reis.

Os Raiva Rosa, unidos pelo amor à música, cantam na língua de Camões e apresentam-se como a esperança no sucesso do Rock Português. “Eu queria o inglês porque pensava que se realmente isto fosse para a frente podia ir tocar a mais sítios e ir para fora de Portugal”, contou João Sousa, o membro que inicialmente queria que o inglês fosse a língua que daria voz à banda. “Acontece exactamente o contrário”, interrompeu-o Heitor Peixoto para explicar o porquê do português. “Nós não dominamos sequer o inglês, não temos a ligação carnal com o inglês que temos com o português”, acrescentou o músico. “Somos quatro portugueses e se a música é mostrar sentimentos não os podemos esconder numa língua que nem sequer é a que falamos todos os dias”, acrescentou Simão Reis.

Tendo começado como sessões de Jam, num estúdio improvisado, pela noite dentro, a banda foi evoluindo e conta já com um EP e alguns concertos. Para o futuro ambicionam apenas vingar na música e poder dizer que é dela que vivem. “Temos sete meses, somos um bebé, mas já temos um EP intitulado 'Raiva Rosa', um single, que tem videoclip, com o mesmo nome e já fomos a sítios como 'Para Cá do Marão', tocámos na queima de Bragança, no Quintanilha... e vêm aí mais novidades”, garantiu João Sousa. “Queremos tocar e viver disso. Daqui a um ano gostávamos de ter um álbum”, explicou Simão Reis.

A banda é fruto de uma mistura de várias sonoridades e da paixão que cada elemento tem pela música mas resulta numa rock cheio de força. Os Raiva Rosa têm João Sousa e André Almeida na voz e guitarra, Heitor Peixoto no baixo e Simão Reis na bateria.

O Dia Mundial do Rock deve-se ao festival Live Aid, que tinha como objectivo arrecadar fundos para travar a fome na Etiópia.

Foto: Raiva Rosa
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário