Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Balcões Móveis já circulam nas Terras de Trás-os-Montes

Já começaram a circular pelas freguesias das Terras de Trás os Montes os Balcões Móveis.
No concelho de Mirandela, desde segunda-feira já circula uma viatura eléctrica devidamente equipada com material informático e acesso à internet, que tem como objectivo proporcionar aos munícipes um atendimento de serviços públicos com maior proximidade.

Este é um projecto pioneiro no país, implementado pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa, que contempla nove carrinhas eléctricas para todos os concelhos que integram a CIM, num investimento total de cerca de 450 mil euros.

 Este projecto pioneiro, em Portugal, é o resultado de uma candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal “Terras de Trás-os-Montes”, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa para permitir a disponibilização de serviços da Administração Central, e está integrada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial das Terras de Trás-os-Montes.

Trata-se de um modelo descentralizado de prestação de serviços, com características do Gabinete de Apoio ao Munícipe, constituído por uma viatura adaptada, com material informático e acesso à internet.

Ao todo, serão cerca de 240 os serviços de 18 entidades da administração central prestados por técnicos especializados, que receberam formação específica para o efeito, nos últimos três meses.

Serviços como a revalidação da carta de condução, alteração da morada no cartão de cidadão, assuntos relacionados com a Caixa Geral de Aposentações, Autoridade Tributária, Segurança Social, Centro de Emprego, Serviço de Estrangeiro e Fronteiras, pedidos que habitualmente são tratados nas autarquias, como licenças de obras particulares, comunicações de anomalias nas redes de águas, alteração dos dados do contrato de água, apoio a estratos sociais desfavorecidos, licenças para ocupação da via pública, poderão ser agora tratados sem necessidade de deslocação às sedes dos nove concelhos que integram a CIM Terras de Trás-os-Montes: Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Mogadouro, Miranda do Douro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes, destaca a importância deste projecto que descentraliza e aproxima os serviços públicos, num território disperso e envelhecido.

“Muitas vezes as pessoas tinham dificuldades em se deslocar dos territórios às vezes longínquos das sedes de concelho e distrito, por isso levar os serviços às populações é uma mais-valia. Ter um serviço à porta e com uma pessoa que pode ajudar é uma mais-valia para estes territórios. Às vezes havia alguma dificuldade nos serviços públicos por filas de espera, ou por interpretação”, adiantou.

O investimento total, nas nove viaturas e respectivo equipamento informático, ronda os 450 mil euros, sendo que 85% é financiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Depois da entrega das viaturas aos municípios, em meados de Abril, agora o mês de Agosto marca o início desta prestação de serviços de proximidade, com a calendarização e a escolha dos percursos a ser da responsabilidade de cada autarquia. 

Escrito por Terra Quente (CIR)
Foto: CM Mirandela

Sem comentários:

Enviar um comentário