Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Apresentação do Livro "A Sacerdotisa da Irmandade" de Fernando Calado

No dia 12 de setembro, às 17h00, na Biblioteca Municipal António Maria Mourinho, em Miranda do Douro, terá lugar a apresentação do livro “A Sacerdotisa da Irmandade”, escrito por Fernando Calado.



O romance dá a conhecer bispos e padres santos e pecadores que perseguem o amor e a felicidade. Segundo o autor, o livro, que tem como cenário o nordeste transmontano, retrata ainda, ao longo de várias gerações, mulheres da mesma família que se imolaram como sacerdotisas. “Este livro é sobretudo uma tentativa de fazer a leitura religiosa do nordeste transmontano. É um romance que anda à volta de uma série de famílias que no século XVIII se imolaram em função das confrarias e das irmandades, procurando, nas invasões francesas, esconder os bens da igreja. É também uma análise à revolução francesa. Além de fazer a análise dessa família histórica também procura dar a visão histórica do século XVIII e XIX, nomeadamente da diocese de Bragança”.
Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, no concelho de Bragança. Foi professor de filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal, nesta cidade de onde é natural, sendo licenciado, pela Universidade do Porto, nesta área. Também lecionou na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget, em Macedo de Cavaleiros. Publicou artigos de opinião e literários em vários jornais e foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

CM Miranda do Douro

Sem comentários:

Enviar um comentário