Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Mascarados ibéricos divulgados em pacotes de açúcar

Os mascarados ibéricos, do distrito de Bragança e da província de Zamora, estão agora a circular por Portugal e Espanha através de pacotes de açúcar.
Por proposta da Academia Ibérica da Máscara, a Delta Cafés acaba assim de emitir para distribuição um conjunto de dez saquetas de açúcar com pinturas relativas a estas figuras. António Tiza, presidente da academia, sublinha que este é “um meio poderoso" de difundir esta marca identitária das duas regiões. “Representa um meio importante de divulgação desta cultura que é comum, esta é uma forma de entrar, quase sem darmos conta, nos sítios que as pessoas frequentam e quando pegam num saquinho de açúcar e vê a imagem dos caretos, que estão perfeitamente identificados”, afirmou.  

As imagens que figuram nos pacotes de açúcar são da autoria de Luís Canotilho, o primeiro presidente da Academia Ibérica da Máscara. As pinturas de óleo sobre papel deram origem, na altura, a uma exposição no Museu do Abade de Baçal, em Bragança, e depois a um baralho de cartas. O artista e também professor vê-se agradado com a ideia desta cultura estar a ser dada ainda mais a conhecer. “É importante divulgar a cultura transmontana, que é genuína, é única e também temos de ter essa missão. A cultura alimenta-se através da divulgação, porque de outra maneira não se consegue projectar, tudo o que não é divulgado, não existe”, sustentou o artista autor dos trabalhos representados nos pacotes de açúcar.

Os caretos de Grijó de Parada, do concelho de Bragança, os de Ousilhão, do concelho de Vinhais, e os diabos de Riofrio de Aliste, de Zamora, são alguns dos mascarados que estão a circular nos pacotes de açúcar. 

Escrito por Brigantia
Foto: Academia Ibérica da Máscara
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário