quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Mascarados ibéricos divulgados em pacotes de açúcar

Os mascarados ibéricos, do distrito de Bragança e da província de Zamora, estão agora a circular por Portugal e Espanha através de pacotes de açúcar.
Por proposta da Academia Ibérica da Máscara, a Delta Cafés acaba assim de emitir para distribuição um conjunto de dez saquetas de açúcar com pinturas relativas a estas figuras. António Tiza, presidente da academia, sublinha que este é “um meio poderoso" de difundir esta marca identitária das duas regiões. “Representa um meio importante de divulgação desta cultura que é comum, esta é uma forma de entrar, quase sem darmos conta, nos sítios que as pessoas frequentam e quando pegam num saquinho de açúcar e vê a imagem dos caretos, que estão perfeitamente identificados”, afirmou.  

As imagens que figuram nos pacotes de açúcar são da autoria de Luís Canotilho, o primeiro presidente da Academia Ibérica da Máscara. As pinturas de óleo sobre papel deram origem, na altura, a uma exposição no Museu do Abade de Baçal, em Bragança, e depois a um baralho de cartas. O artista e também professor vê-se agradado com a ideia desta cultura estar a ser dada ainda mais a conhecer. “É importante divulgar a cultura transmontana, que é genuína, é única e também temos de ter essa missão. A cultura alimenta-se através da divulgação, porque de outra maneira não se consegue projectar, tudo o que não é divulgado, não existe”, sustentou o artista autor dos trabalhos representados nos pacotes de açúcar.

Os caretos de Grijó de Parada, do concelho de Bragança, os de Ousilhão, do concelho de Vinhais, e os diabos de Riofrio de Aliste, de Zamora, são alguns dos mascarados que estão a circular nos pacotes de açúcar. 

Escrito por Brigantia
Foto: Academia Ibérica da Máscara
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário