Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Aprovado alargamento a todo o país do sistema de informação cadastral simplificada e do Balcão Único do Prédio

O Governo já aprovou o alargamento, a todo o território nacional, do sistema de informação cadastral simplificada e do Balcão Único do Prédio.
Pretende-se desta forma aumentar o conhecimento efectivo sobre os proprietários e a propriedade rústica.

Fazendo deste balcão, o BUPI, um instrumento de facilitação e incentivo do processo de registo de prédios, o objetivo é conhecer a propriedade rural para melhorar o ordenamento e protecção do território, explicou, em conferência de imprensa, a secretaria de Estado da Justiça, Anabela Pedroso. “O objectivo estratégico tem a ver com o conhecimento da propriedade, do proprietário e a possibilidade de fazer de forma mais ágil e fácil os procedimentos de justificação e de registo de prédio rústico omisso. Com isto vem-nos permitir que pelo menos nos 150 municípios que têm propriedade rural e não têm nem o chamado cadastro geométrico nem o predial se possa começar a ter um conhecimento mais claro da propriedade e do seu proprietário”, destacou.

A simplificação do processo e a gratuitidade do registo são incentivos para aumentar a área conhecida. “Mantem-se o modelo inicial de gratuitidade para o cidadão ou para as entidades públicas e vem permitir uma situação que nos parece importante do ponto de vista de agilização, todo o procedimento de justificação e registo de prédio omisso passa a ser feito de forma muito mais simplificada e vem permitir poder colocar algumas das peças associadas ao processo de forma desmaterializada e electrónica”, esclareceu.

Este alargamento a todo o país do projecto-piloto, que se iniciou em 10 concelhos, entre eles o de Alfândega da Fé, vai ainda permitir a partilha de informação entre os serviços da administração central.

O diploma, que já foi aprovado em conselho de ministro, é um dos elementos da Reforma das Florestas, integra o Programa de Valorização do Interior, bem como do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário