Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 4 de abril de 2020

Rubrica 20 anos + 5 espécies de fauna | Águia-de-Bonelli

Para que possa conhecer melhor a dimensão e a diversidade do trabalho realizado pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, lançámos, a propósito das comemorações dos 20 anos da organização, assinalados a 9 de março, a rubrica 20 anos 5+5+5+5, que pretende destacar, até ao final do ano, 5 espécies de fauna, 5 espécies de flora/habitats, 5 elementos do património rural edificado e 5 elementos culturais e da comunidade beneficiados pelas ações desenvolvidas pela Palombar nos seus 20 anos de história.
Águia-de-Bonelli. Fotografia Artemy Voikhansky/Wikimedia Commons.

Hoje vamos falar da Águia-de-Bonelli...


Discreta e hábil, a águia-de-Bonelli (Aquila fasciata), também denominada por águia-perdigueira, é uma ave de rapina de grande dimensão, mas a que tem menor tamanho entre as três águias que existem em Portugal. Habita em locais inóspitos e de difícil acesso, sobretudo zonas montanhosas com escarpas, onde faz os seus ninhos. Mas também pode nidificar em árvores de grande porte. Coloca entre um a dois ovos por ano.

É uma rápida e ágil caçadora, sendo as suas principais presas o pombo-das-rochas (Columbia livia), a perdiz-vermelha (Alectoris rufa) e o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus). O nome águia-perdigueira deve-se ao facto de dominar com grande aptidão a arte da caça. Durante o período de acasalamento e para defender o seu território, realiza voos acrobáticos de grande beleza.

É sobretudo nos céus, montes e arribas do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e da Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maçãs que a águia-de-Bonelli estabelece o seu domínio no Nordeste Transmontano, sendo estes locais de elevada importância para a conservação e proteção da espécie, territórios onde a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural implementa ações cruciais em benefício desta ave de rapina icónica da região.

Por que é importante conservar e proteger a águia-de-Bonelli?

A águia-de-Bonelli tem um estatuto de conservação "Em Perigo", de acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Atualmente, esta espécie enfrenta várias ameaças, como a perda e degradação do habitat, falta de disponibilidade de presas/alimento, sobretudo no Nordeste Transmontano, falta de locais para nidificar, perturbação durante a época de reprodução e mortalidade em linhas elétricas.

Como contribuímos para a conservação da águia-de-Bonelli?

A Palombar contribui para a conservação da águia-de-Bonelli através da recuperação, gestão e repovoamento de pombais tradicionais com pombos-das-rochas, uma das presas prediletas desta ave; por meio da gestão de habitats, com recurso à criação de sementeiras, clareiras e unidades de alimentação artificial para fauna silvestre, que permite aumentar as populações de coelho-bravo e perdiz-vermelha, outras duas presas da águia-de-Bonelli. A organização realiza ainda a monitorização dos casais reprodutores da espécie no Nordeste Transmontano.

As ações que contribuem para a conservação da águia-de-Bonelli são desenvolvidas no âmbito de que projetos?

LIFERupis
O 'LIFE Rupis Conservação do britango e da águia-perdigueira no vale do rio Douro' é um projeto transfronteiriço, do qual a Palombar é parceira, financiado pela União Europeia, através do Programa LIFE, e coordenado pela SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

O seu principal objetivo é a conservação do britango (Neophron percnopterus) e da águia-perdigueira no vale do rio Douro, através da implementação de medidas que pretendem reduzir a mortalidade destas espécies e aumentar o seu sucesso reprodutor.
Saiba mais em www.rupis.pt

Grupo Nordeste
O Nordeste – Grupo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável é constituído pela Palombar, pela AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino e pela APFNT - Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano.

Tem como objetivo dar vida a um modelo de intervenção que, unindo a conservação da Natureza à agricultura e à exploração florestal sustentável, promova o envolvimento das comunidades locais e dinamize o desenvolvimento integrado do espaço rural nos vales dos rios Sabor e Maçãs, que estão inseridos na ZPE Rios Sabor e Maças.

No âmbito deste grupo de trabalho, a Palombar é responsável pela implementação de um conjunto de ações que visam a conservação da águia-de-Bonelli, entre outras espécies, muitas das quais são financiadas pela EDP Produção e enquadradas na implementação de medidas de mitigação dos impactos gerados pelo Aproveitamento Hidrolelétrico do Baixo Sabor.

Saiba mais AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário