Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Habitantes de Celas, Vinhais, com as culturas destruídas por causa do mau tempo

 A chuva forte e granizo provocaram danos nas culturas em Celas, no concelho de Vinhais. Há cerca de 100 pessoas afectadas


Segundo a presidente da junta de freguesia, Raquel Gonçalves, os estragos maiores foram nos castanheiros. "Na verdade, o maior prejuízo foi nos castanheiros, recentemente plantados. A chuva e a pedra danificaram as árvores e o terreno. Também a batata e o cereal, que os agricultores tinham em grande quantidade para vender, foram afectados,".

Para além dos estragos provocados nas plantações agrícolas, houve também inundações em armazéns e algumas máquinas ficaram danificadas. "Armazéns agrícolas, fornos regionais, enfim, aí há alguns estragos com valores avultados. Foram danificadas arcas frigoríficas, electrodomésticos e alfaias agrícolas".

Tendo em conta os prejuízos, que ainda são incalculáveis, há quem já se tenha disponibilizado para ajudar. "Em 2018 tivemos em situação semelhante em Negreda. As pessoas de Celas disponibilizaram-se logo a fornecer as culturas para que as pessoas de Negreda pudessem replantar. Neste momento, estamos a receber chamadas de pessoas de Negreda, no sentido de poderem contribuir porque percebem a situação que estas pessoas estão a viver".

A situação já foi reportada à câmara municipal de Vinhais, que hoje vai deslocar-se à aldeia para calcular os prejuízos e depois encaminhar os processos para a direcção regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário