Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de junho de 2022

"Pelo Andar da Carruagem": festival de artes performativas anima Frechas

 A linha do Tua foi inspiração para o Festival de Artes Performativas, “Pelo Andar da Carruagem”, que incluiu a população de cinco aldeias do Parque Natural Regional do Vale do Tua na produção e nas intervenções artísticas: Amieiro, Frechas, Pombal de Ansiães, Sobreira e Ribeirinha


Ao longo de vários meses, foram recolhidos contributos junto dos habitantes e o resultado culminou num dia de artes performativas que encheram as ruas da aldeia de Frechas, em Mirandela, no passado sábado.

Concertos, exposições, conversas, instalações multimédia e teatro fizeram parte do programa, assim como birdwatching. Iniciativas que contaram com a participação dos habitantes como Maria Madalena Almeida. "Esta iniciativa é um espectáculo. Participei no teatro. Toda a gente gostou. Que venham mais que estou pronta para participar. Gostei muito. É muito importante preservar estas coisas bonitas".

Pedro Duarte, de Sobreira, em Murça, também deu o seu contributo para o festival, uma iniciativa que considera que se deveria repetir. "Mostrei alguns sítios. Aquilo já não é o que era antigamente. A zona ribeirinha do vale do Tua é formidável. Isto é excelente. Devíamos ter mais eventos deste para chamar as pessoas. Isto dá vida a estas aldeias que estão desertificadas".

Maria João Santos, da Pacatodisseia, que organizou o festival, apoiado pela Direcção-Geral das Artes, e em parceria com a Agência Regional do Vale do Tua, explica que a linha do Tua é um ponto de partida para a iniciativa cultural que pretendeu recuperar memórias e tradições, a partir de intervenções artísticas, algumas delas inovadoras. "A ideia surgiu porque a minha família é toda de Trás-os-Montes. Eu conhecia a linha do comboio do Tua. É uma inspiração antiga. É uma vontade antiga de fazer um projecto artístico nesta zona, sendo que o nosso ponto de partida era utilizar a linha como ponto de partida para falar deste território".

O projecto “Pelo Andar da Carruagem” foi seleccionado para integrar a programação do Festival do Novo Bauhaus Europeu.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário