Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Vila Flor quer recuperar espírito das antigas feiras com a EXPOVILA

 O município transmontano de Vila Flor quer recuperar o conceito das antigas feiras municipais num evento programado para julho com espaço para as famílias e promoção da variedade de produtos deste concelho do distrito de Bragança.


“Não é só uma feira de produtos e sabores”, como descreveu hoje à Lusa o presidente da Câmara, Pedro Lima, a EXPOVILA, um evento que decorre entre 07 e 10 de julho e substitui a TerraFlor, que se realizava anualmente no concelho.

A maior inovação, segundo o autarca, é “o maior envolvimento das associações e forças vivas, e o tema família” nas atividades previstas para os quatro dias, no parque de feiras e exposições da sede de concelho.

O evento passa a ser uma exposição dos produtos locais, como o vinho, azeite, fumeiro, queijo, mel, amêndoa ou artesanato, “mas também uma animação marcadamente para as famílias”.

O presidente da Câmara promete que vai ser “convidativo” para os mais pequenos e jovens, que “não é só um cartaz variado de artistas que apelam a uma participação de toda a gente”.

“No domingo vamos ter o ‘Pocoyo’, uma estrela dos mais novos, [naquele que] será o dia da família, e vamos ter todos os dias associações e atividades que apelam precisamente a isso, a uma participação das famílias, não só as famílias de Vila Flor, mas também aquelas que nos visitam”, concretizou.

Pedro Lima quer que a EXPOVILA recupere “aquele conceito que existia antigamente das feiras municipais, quando as famílias inteiras iam à feira e era um dia de gala, onde se viam novidades, onde se compravam coisas”.

A identidade do concelho estará patente através das associações do concelho e nos 40 expositores instalados na nave central do parque de exposições, com lugar para pequenas conferências, seminários, prestação de informações”.

O município é o promotor do evento, onde os espaços e entradas são pagos, e tem na comissão organizadora representadas as associações de agricultores e cooperativas.

São ainda parceiros a Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor e a Desteque, a Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente.

O investimento na EXPOVILA “não deverá ultrapassar os 150 mil euros”, segundo o autarca.

“Queremos que esta exposição seja uma das maiores referências do nordeste transmontano, uma feira económica com um grande destaque para a gastronomia dos sabores de Vila Flor, promoção dos produtos, produtores, marcas e potencialidades de todo o concelho”, salientou.

Sem comentários:

Enviar um comentário