Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Vimioso dedicou a última à saúde e bem-estar com homenagem ao médico José Joaquim de Moura

 A iniciativa teve com objectivo principal promover a literacia netas áreas, mas quis ser ao mesmo tempo uma homenagem ao médico José Joaquim de Moura.


Fez toda a vida clínica em Vimioso no início do século passado e considera-se que deu impulso decisivo para que o concelho de Vimioso evoluísse em questões de saúde publica e mesmo direitos humanos, como destacou o autarca Jorge Fidalgo.

“Percebemos que era de inteira justiça homenagear um médico que passado 20 dias de concluir a sua licenciatura veio para Vimioso e aqui permaneceu sempre até à sua morte. Tendo nascido no que hoje é o concelho da Trofa, ele é um vimiosense porque fez toda a sua após a sua formação aqui em Vimioso e quem lê os poucos escritos a que tivemos acesso percebemos as preocupações que o Dr. José Joaquim de Moura tinha com a saúde pública, muito ligada às questões da higiene, com a prevenção da doença, na defesa até das mulheres, causas que hoje continuam a ser lutas e conquistas ele foi um visionário”, sustenta.

A I Semana da Saúde e Bem-estar foi marcada por um conjunto de actividades relacionadas com a medicina preventiva e a educação para a saúde, envolvendo nomeadamente as escolas, A iniciativa promovida pelo município de Vimioso e pela Cruz Vermelha de Bragança, com a colaboração da ULS Nordeste e do IPB, será para manter no futuro.

“Nos próximos anos, queremos realizar a segunda semana para a saúde e bem-estar Dr. José Joaquim de Moura, queremos associar uma parte mais científica, com comunicações muito técnicas e específicas, mas queremos, com a Cruz Vermelha e ULS, ir mais para o terreno junto das populações no sentido de trabalhar directamente com elas. Tivemos dois dias nesta semana direcionados especialmente para o agrupamento de escolas e foi feito esse trabalho de sensibilização e sobre trabalho que tem vido a ser feito pela Cruz Vermelha”, afirmou.

Do programa constaram palestras, uma exposição do Museu de História da Medicina Maximiano Lemos com instrumentos médicos utilizados na época em que o médico homenageado exerceu. Foi ainda descerrado, junto ao centro de saúde, um busto de José Joaquim de Moura. O neto Jorge Moura Maia considera que foi uma homenagem justa o avô.

“Foi uma homenagem justa e simples, dignificante para a família e para o meu próprio avô. Fez a vida dele aqui, teve nove filhos, que não ficaram em Vimioso, mas todos eles receberam uma mensagem de carácter e de trabalho e penso que o legado do meu avô foi cumprido”, afirmou.

José Joaquim de Moura formou-se em Medicina na Escola Médico Cirúrgica do Porto em 1896, ano em foi exercer para Vimioso, onde viveu até à sua morte e foi ainda subdelegado de saúde a partir de 1914. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário