Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Berta Nunes confiante que museus e equipamentos culturais da região não passam para as mãos das autarquias

 Berta Nunes está confiante que os equipamentos culturais da região serão integrados nas duas entidades nacionais que vão substituir a actual Direcção-Geral da Cultura


A deputada socialista eleita por Bragança e presidente da Federação Distrital do PS acredita que a gestão do Museu Abade Baçal, da Domus Municipalis, do castelo de Bragança e do Museu Terra de Miranda não vai passar para as câmaras municipais, nomeadamente a de Bragança e de Miranda do Douro.

Berta Nunes assegura que, dos contactos já feitos com o Ministério da Cultura, há a garantia de que as reclamações dos directores dos equipamentos e dos autarcas, que não querem ver os espaços despromovidos, serão atendidas. “O Ministro da Cultura já disse que aceitava perfeitamente que passassem a integrar essas duas instituições. Vamos acompanhar o processo e, no fim, penso que vai correr tudo de acordo com aquilo que é o melhor para o território”.

A gestão destes equipamentos tem vindo a ser feita pela Direcção Regional de Cultura do Norte mas o Ministério da Cultura anunciou que iria ser feita uma reorganização dos museus e estes espaços podem passar a ser geridos pelos municípios. Para já, o projecto de diploma sobre esta reestruturação está em consulta pública e, por isso, Berta Nunes pede que quem de direito se pronuncie. “Se olharmos para a legislação actual está lá dito que estes museus regionais e o património, porque também estamos a falar da Domus Municipalis e do Castelo de Bragança, bem como da Catedral da Miranda, tanto num diploma como no outro está previsto que eles passariam para a Direcção Regional de Cultura do Norte, depois passariam para estas novas estruturas a criar e, só depois, poderia ser negociada a sua transferência para as autarquias. A própria lei, tal qual está, não prevê que passem assim automaticamente para as autarquias. Espero que todas as instituições, autarquias e a própria Comunidade Intermunicipal de Terras de Trás-os-Montes se pronunciem, durante este período de discussão pública, no sentido de os museus serem incluídos neste instituto público que vai gerir os museus”.

A deputada diz que não faz sentido que estes equipamentos sejam geridos pelas câmaras. “Esses museus não são municipais. São museus regionais e não faz qualquer sentido serem geridos a nível municipal e ao estarem numa rede de museus nacional têm os recursos que o Governo tem para a cultura e farão parte de uma estratégia para os museus, a nível nacional, que vai valorizar estes museus. Se estes museus passarem para as autarquias vão ser desvalorizados no sentido em que passam a ter um âmbito muito mais reduzido e as autarquias não têm recursos, não só financeiros como técnicos, embora isso pudesse ser negociado”.

A Federação Distrital de Bragança do PS considera que estes equipamentos culturais, não sendo municipais, não devem ser geridos pelas autarquias.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário