Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 8 de agosto de 2023

MACEDO DE CAVALEIROS VAI REPRESENTAR PORTUGAL NO “PRÉMIO CIDADES VERDES DA EUROPA”

 O projeto “NEAR- greeN hEART”, relativo ao Parque Urbano de Macedo de Cavaleiros, foi selecionado para representar Portugal no European Green Cities Award 2023.


O projeto é “surpreendente e um grande exemplo da relevância dos espaços verdes, nomeadamente das muitas funções que um ‘pulmão verde’ urbano desempenha no clima, bem-estar e na coesão social” mencionam os responsáveis pela escolha.

Benjamim Rodrigues, autarca de Macedo de Cavaleiros, recorda que o Parque Urbano é o resultado de uma das mais ansiadas empreitadas dos últimos anos no município, “tendo ido ao encontro de um sonho antigo dos macedenses”, e acrescenta que “o projeto de reabilitação do espaço público dotou-o de qualidade ecológica e paisagística adicional, conferindo uma nova centralidade”.

O Parque Urbano de Macedo de Cavaleiros junta uma série de funções, uma vez que associa os ecossistemas à edificação da cidade. “A vegetação tem um papel agregador no coração do município, sendo o parque um ponto de encontro que está a poucos minutos de várias estruturas fundamentais: hospital, o Interface Rodoviário, e zonas residenciais e de serviços, bem como a principal zona comercial” refere o comunicado enviado ao Canal N.

A Associação Portuguesa de Flores e Plantas Naturais refere que “a competição deste ano foi bastante difícil devido à presença de vários projetos sólidos e muito interessantes, o que dificultou a escolha de um vencedor”. Após deliberação do júri, foi eleito o município de Macedo de Cavaleiros dado o caráter exemplar do projeto.

O prémio European Green Cities Award tem como objetivo distinguir projetos com grande impacto no bem-estar dos tecidos urbanos. A iniciativa começou em 2020 no âmbito da campanha “More Green Cities for Europe”. Todos os anos são selecionados 13 candidatos – um de cada país europeu participante. 

Na edição de 2023, o vencedor é anunciado em Bruxelas. Estão representados Bélgica, Bulgária, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Países Baixos e Suécia.

Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário