Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Uva: Festa dos Pombais deu a conhecer a aldeia

 A II Festa dos Pombais realizada na aldeia de Uva, no dia 20 de julho, deu a conhecer aos visitantes o património arquitetónico, natural e cultural desta aldeia do concelho de Vimioso e simultaneamente, proporcionou o convívio entre os visitantes e a população local.


A II Festa dos Pombais iniciou-se com uma visita guiada, durante a qual o técnico da Palombar – Conservação da Natureza e Património Rural, Américo Guedes, deu a conhecer aos cerca de 30 participantes, a história destes antigos edificados.

“Os pombais serviam de abrigo aos pombos selvagens, que eram alimentados com trigo e lentilhas, para depois servirem de alimento e fonte de fertilizante nos campos”, explicou.

Desde 2010, a organização não governamental Palombar tem vindo a reconstruir e preservar os pombais na aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, valorizando assim o património arquitetónico local e contribuindo para a preservação de espécies, como o pombo das rochas (Columbia livia) e da coruja das torres (Tyto Alba).

“Com a conservação destas espécies protegem-se também os ecossistemas agrícolas e selvagens da região”, justificou.

Uma das visitantes na II Festa dos Pombais, Manuela Monteiro, veio de Alfena (Valongo) para visitar a filha que está a estagiar na Palombar. A visitante, que veio acompanhada da família, disse ter apreciado a visita guiada, onde teve oportunidade de conhecer a utilidade dos pombais.

Por sua vez, a filha, Sandra Monteiro, que está a concluir o curso “Turismo em Espaços Rurais e Naturais”, na Escola Superior Agrária de Coimbra, mostrou-se entusiasmada com o estágio curricular na Palombar.

“Sendo eu natural da área metropolitana do Porto, estou a gostar muito da experiência de viver em Uva e do estágio na Palombar. Eventos como este da Festa dos Pombais, são um bom exemplo de como é possível dinamizar o mundo rural, através da participação dos jovens. Vejam-se também os campos de trabalho e as ações de voluntariado que estas associações realizam e que trazem gente de todo o mundo para este território”, disse.


Após o passeio interpretativo aos pombais seguiu-se uma oficina para crianças dedicada à construção de paredes, através da técnica de reboco com terra e palha.

Ao início a tarde, ocorreu a abertura do Mercado de Artesanato e Produtos locais, um certame que foi animado com teatro de rua, jogos tradicionais, contadores de histórias, arruada de gaiteiros e um concerto musical ao final da tarde, que teve como palco um antigo pombal.

No serão da Festa dos Pombais, o destaque foi a apresentação do livro “Memórias dos Pombais”, que consiste numa recolha de histórias e testemunhos dos habitantes da aldeia de Uva.

Para a presidente da União de Freguesias de Uva, Campo de Víboras e Uva, Cristina Miguel, destacou a originalidade desta festa, que põe em destaque os pombais, a marca identitária desta localidade.

“Quem visitou Uva, no decorrer da Festa dos Pombais teve oportunidade de participar em inúmeras atividades lúdicas, pedagógicas, musicais, de teatro, gastronómicas, literárias, concertos e que culminou com a apresentação do primeiro livro sobre a história desta localidade”, disse.

O livro “Memórias dos Pombais” editado pela Palombar reúne testemunhos e histórias de vida dos habitantes de Uva. A apresentação da obra contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo.

A II Festa dos Pombais encerrou com a música do grupo Daguida e a atuação do DJ Plame.


HA

Sem comentários:

Enviar um comentário