Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Escola Profissional Jean Piaget primeira classificada a nível distrital no Ranking desta oferta formativa

 A Escola Profissional Jean Piaget, de Macedo de Cavaleiros foi a primeira classificada a nível distrital no Ranking das Escolas Profissionais públicas e privadas.


A nível nacional, está colocada em 7º lugar estando entre as 10 melhores, num total de 556 escolas. A escola alcançou a pontuação de 91,8.

Armando Queijo, diretor desta escola profissional, onde estudam 80 alunos vê esta classificação, como um reconhecimento do trabalho desenvolvido:

“Naturalmente com muita satisfação, desde logo pelos alunos, em primeiro lugar, uma vez que são eles a essência de qualquer escola que seja. Por toda a equipa que comigo trabalha”.

De acordo com o diretor da escola, existem vários fatores para estes resultados. Desde já um plano de recuperação para cada caso, como explica:

“Quando um aluno não consegue fazer alguma disciplina ou alguma componente tecnológica, o que nós fazemos de imediato? Propomos um plano de recuperação para esse aluno.”

Evitar a todo o custo o abandono escolar, alterando o paradigma de estudo clássico, como acrescenta:

“Quando um aluno não consegue fazer alguma disciplina ou alguma componente ou ESCT da componente tecnológica, o que nós fazemos de imediato. Propomos um plano de recuperação para esse aluno.”

Para além destes fatores, Armando Queijo ainda destacou o Programa Erasmus, em parceria com duas escolas uma francesa e outra espanhola.

A Escola Profissional Jean Piaget nasceu em 2017. Tem a funcionar seis cursos profissionais, desde o curso de Mecatrônica Automóvel, Desporto, Programador Informático, Gestão de Equipamento Informáticos, Eletrónica, Automação e Computadores. Os alunos são de várias partes, mas não só:

“Alunos portugueses vindos alguns de fora do concelho de Macedo de Cavaleiros, como de Vinhais, Vila Flor, Alfândega da Fé, entre outros. Temos muitos alunos da CPLP.”

Este ranking foi publicado pela primeira vez, e classifica as escolas com maior e menor eficiência formativa, uma vez que não há avaliação externa através dos exames, é impossível realizar outro tipo de análise. Assim, é analisada a eficiência que consiste na capacidade da escola de levar os seus alunos a concluir o ensino profissional em 3 anos, ou a não desistir, em percentagem superior à de alunos comparáveis no resto do país.

A primeira escola a nível nacional classificada foi o Instituto de Gouveia, Escola Profissional, Lda. a última classificada Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado na Lourinhã.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário