Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

A diabetes está a afetar cada vez mais os transmontanos

 Na ULS do Nordeste o número de diabéticos é superior à média nacional, com uma prevalência de 16%. Esta é uma das conclusões dos estudos da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, que organizou a 6º edição das Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, que teve início ontem, e vai terminar hoje.


Raul Sousa, o coordenador da equipa da unidade UCF da Diabetes da ULS Nordeste, composta por três médicos e o mesmo número de enfermeiros, explica em concreto esta realidade:

Esta doença está a afetar cada vez mais pessoas e mais cedo. Os números a nível nacional também seguem uma tendência de aumento, com Portugal a registar mais de 79 mil novos casos de diabetes em 2022, como acrescenta o coordenador desta unidade:

O trabalho desta unidade é sobretudo combater o desenvolvimento desta doença na população, ao nível dos cuidados de saúde primários. Por isso, a prevenção da doença, a deteção precoce, e a adoção de hábitos de vida com a conjugação de três fatores como a alimentação, a medicação e a atividade física, têm um papel preponderante no tratamento, como adianta o médico:

As jornadas contaram com sete comunicações livres e 19 posters sobre esta problemática. Este ano, o tema é sobre a patologia macrovascular cardíaca, como acrescenta o elemento da organização:

A 6º edição das Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano foi a que contou com a maior participação de sempre, com 350 profissionais de saúde, internos e externos, nomeadamente com médicos de Espanha.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário