Raul Sousa, o coordenador da equipa da unidade UCF da Diabetes da ULS Nordeste, composta por três médicos e o mesmo número de enfermeiros, explica em concreto esta realidade:
Esta doença está a afetar cada vez mais pessoas e mais cedo. Os números a nível nacional também seguem uma tendência de aumento, com Portugal a registar mais de 79 mil novos casos de diabetes em 2022, como acrescenta o coordenador desta unidade:
O trabalho desta unidade é sobretudo combater o desenvolvimento desta doença na população, ao nível dos cuidados de saúde primários. Por isso, a prevenção da doença, a deteção precoce, e a adoção de hábitos de vida com a conjugação de três fatores como a alimentação, a medicação e a atividade física, têm um papel preponderante no tratamento, como adianta o médico:
As jornadas contaram com sete comunicações livres e 19 posters sobre esta problemática. Este ano, o tema é sobre a patologia macrovascular cardíaca, como acrescenta o elemento da organização:
A 6º edição das Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano foi a que contou com a maior participação de sempre, com 350 profissionais de saúde, internos e externos, nomeadamente com médicos de Espanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário