Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Câmara de Vinhais quer comprar seminário à Diocese de Bragança-Miranda

 A câmara de Vinhais quer comprar o Seminário de São José à Diocese de Bragança-Miranda, por onde passaram milhares de rapazes, de 1920 a 1988.


Segundo o presidente do município, Luís Fernandes, já houve uma primeira reunião com a diocese no sentido de as partes chegarem a acordo. “Decidimos, o executivo, tendo em atenção a importância que este património tem para o concelho, falar com a diocese no sentido de manifestar a nossa vontade de adquirir aquele espaço. A câmara só poderá intervir sendo dona do espaço. E, por isso, já fizemos uma primeira reunião e agora iremos fazer outras no sentido de ver se há possibilidade e se há disponibilidade para chegar a um acordo e a câmara adquirir aquele seminário”.

O Seminário de Vinhais foi ainda casa episcopal, de 1920 a 1928, e funcionou como colégio e internato, de 1988 a 2004.

Neste momento, o autarca ainda não sabe quanto é que o imóvel poderá custar à câmara.

A Igreja de São Francisco e o Seminário dos Missionários Apostólicos formavam o conjunto do Antigo Convento de São Francisco. A igreja foi edificada na segunda metade do século XVIII. A construção do convento, passando depois a seminário, deve-se a José de Morais Sarmento, natural de Vinhais. Para já, a câmara também ainda não sabe o que fazer com o imóvel. “Não podemos dizer que já temos um objectivo ou que temos já um projecto ou algo definido, porque também não faz sentido. Depois de o comprar é necessário estancar a degradação, que é visível”.

O seminário de Vinhais está classificado com Monumento de Interesse Público e poderá ser comprado pela câmara, que pretende ali realizar obras, de forma a estagnar a sua degradação.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário