Segundo o presidente do município, Luís Fernandes, já houve uma primeira reunião com a diocese no sentido de as partes chegarem a acordo. “Decidimos, o executivo, tendo em atenção a importância que este património tem para o concelho, falar com a diocese no sentido de manifestar a nossa vontade de adquirir aquele espaço. A câmara só poderá intervir sendo dona do espaço. E, por isso, já fizemos uma primeira reunião e agora iremos fazer outras no sentido de ver se há possibilidade e se há disponibilidade para chegar a um acordo e a câmara adquirir aquele seminário”.
O Seminário de Vinhais foi ainda casa episcopal, de 1920 a 1928, e funcionou como colégio e internato, de 1988 a 2004.
Neste momento, o autarca ainda não sabe quanto é que o imóvel poderá custar à câmara.
A Igreja de São Francisco e o Seminário dos Missionários Apostólicos formavam o conjunto do Antigo Convento de São Francisco. A igreja foi edificada na segunda metade do século XVIII. A construção do convento, passando depois a seminário, deve-se a José de Morais Sarmento, natural de Vinhais. Para já, a câmara também ainda não sabe o que fazer com o imóvel. “Não podemos dizer que já temos um objectivo ou que temos já um projecto ou algo definido, porque também não faz sentido. Depois de o comprar é necessário estancar a degradação, que é visível”.
O seminário de Vinhais está classificado com Monumento de Interesse Público e poderá ser comprado pela câmara, que pretende ali realizar obras, de forma a estagnar a sua degradação.
Sem comentários:
Enviar um comentário