Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Já começou mais uma operação “Censos Sénior” da GNR

 Os militares estão a visitar os idosos mais isolados e em condições mais vulneráveis, com o objectivo de os sensibilizar para a autoprotecção


No distrito de Bragança, no ano passado, a Guarda identificou mais de 3300 pessoas nestas condições. É o quinto distrito com mais pessoas sinalizadas. O tenente-coronel do Comando Territorial de Bragança, Eduardo Lima, realça a preocupação da GNR em responder às necessidades destes idosos.

“têm dificuldades, que nós vamos tentar ultrapassar comeste programa. Vamos tentar aproximar-nos cada vez mais das pessoas, garantir-lhes comportamentos e sensibilizá-los para comportamentos de autoproteção, mas também conseguimos acompanhá-las o mais de perto. Claro que a população idosa requer cuidados e para nós é uma preocupação e será sempre uma prioridade e estes programas vêm dar resposta a essas necessidades”, referiu.

Uma das dificuldades apontadas pelos mais velhos é o acesso aos meios digitais e serviços. Essa é uma das falhas que a GNR quer colmatar.

“As pessoas estão de tal modo isoladas e há uma malha territorial muito dispersa nesta área. O próprio acesso aos serviços e aos cuidados está dificultado e por isso nós temos vindo a adquirir conhecimentos em várias áreas, de forma não só a acompanhar as pessoas, mas a informação de acesso aos serviços e facilitar-lhes esse acesso, porque efetivamente esta população tem alguma dificuldade de utilização das redes sociais, das plataformas informáticas e tentamos assim ultrapassar qualquer dificuldade de acesso aos serviços que tem”, rematou o tenente-coronel.

Através desta proximidade entre a Guarda Nacional Republicana e as pessoas mais isoladas, as autoridades querem reduzir a possibilidade de crimes junto dos idosos, alertando-os ainda para situações de violência, burla e furto.

A operação “Censos Sénior” da GNR foi criada em 2011. Este ano, começou esta terça-feira e vai prolongar-se até 15 de Novembro.

Em 2023, dos 44 114 idosos identificados em condições de vulnerabilidade, 3347 vivem no distrito de Bragança. É o quinto distrito com mais pessoas sinalizadas, a seguir à Guarda, Vila Real, Faro e Viseu.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela País

Sem comentários:

Enviar um comentário