Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

É tempo de provar o "Azedo", o enchido fumado que é estrela nos restaurantes de Macedo de Cavaleiros

 Comum nas mesas transmontanas, mas afastado da fama de outros enchidos, o “Azedo” tem semelhanças com a alheira, ainda que o alho esteja excluído da receita. Tradicionalmente servido com grelos e batata cozida, entre 6 e 8 de dezembro, os restaurantes de Macedo de Cavaleiros convidam a descobrir esta especialidade local.

Fim de Semana Gastronómico do Azedo - CM Macedo de Cavaleiros

Maior em dimensão, tem semelhanças com a alheira, mas a receita exclui alho e pimentão, garantindo assim o sabor mais ácido. O “Azedo” é preparado com tripa de intestino grosso de porco, misturada com pão de trigo regional, cabeça, barriga e entremeada de suíno, regadas com azeite de Trás-os-Montes. Tradicionalmente servido com grelos de nabiças ou espigos de couve e com batata cozida, o “Azedo” de Macedo de Cavaleiros é comum nas mesas transmontanas, mas tem estado afastado da fama de outros enchidos regionais.

É precisamente para contrariar o esquecimento que, no fim de semana de 6 a 8 de dezembro, 13 restaurantes de Macedo de Cavaleiros levam à mesa o azedo, servido tanto na forma mais tradicional, como em “novas roupagens”, garantindo formas diversificadas de apresentação deste enchido, com “um sabor único, que lhe é conferido pelo processo artesanal e tradicional de defumação”. A autarquia destaca ainda que o azedo, “um verdadeiro símbolo da cultura e da autenticidade da gastronomia" no Geopark Terras de Cavaleiros, ostenta o selo GeoFood, “criado para vincular alimentação e território, sustentabilidade, sabor e turismo, e, assim, aproximar o consumidor da natureza, dos produtos locais e da sua origem e cultura”.

Os restaurantes aderentes ao Fim de Semana Gastronómico do Azedo são Capricho, Cinco Croas, Di Roma, Dona Antónia, Mazeda, Monte Velho, O Cantinho do Alexandre, O do Mercado, O Montanhês e Panorama, em Macedo de Cavaleiros, A Moagem, em Podence, Casa do Lago, na Albufeira do Azibo, e Convento de Balsamão, em Chacim.

Calendário recheado de sabores locais

Este é o segundo fim de semana gastronómico de um total de seis que teve início nos primeiros dias de novembro e que elegeu a castanha como produto em destaque. No início do ano de 2025, de 10 a 12 de janeiro, reinará outra especialidade local: as casulas e o butelo, um prato que combina um enchido feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco, com um feijão seco com casca, que depois de demolhado várias horas, é cozido juntamente com o enchido.

“A nossa gastronomia é muito rica e tem uma história por detrás de cada prato. No fundo, à mesa as pessoas também poderão conhecer a história secular do nosso concelho”, sustenta Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, acrescentando: “A gastronomia é um produto turístico estratégico do concelho, que tem grande potencial de atração e que dinamiza outros setores económicos como o comércio e a hotelaria”.

Depois do fim de semana gastronómico dedicado às casulas e ao butelo, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025 está agendada a “Rota do Javali”, com mesas recheadas com feijoada de javali, javali estufado no pote ou arroz de javali. Aquando das celebrações do Entrudo Chocalheiro decorre o Festival do Grelo, e de 18 a 20 de abril decorre o evento “Cabrito à Mesa”, coincidindo com a época de Páscoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário