Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Sevenair já assinou contrato para retomar rota aérea mas avião não regressa a Bragança antes do Natal como prometera ministro das Infra-estruturas

 Afinal, a ligação áerea Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão não retoma antes do Natal, como o ministro das Infra-estruturas garantiu, há um mês, que iria acontecer


Em Novembro, numa reunião com os autarcas da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, Nuno Pinto Luz, disse que a ligação aérea iria voltar a fazer-se antes do Natal mas, segundo apurámos, isso mesmo não vai acontecer.

A ligação aérea foi interrompida no fim de Setembro por causa da falta de pagamento à empresa que a operava, a Sevenair.

O Governo liderado por António Costa não abriu concurso público a tempo de o anterior terminar e o novo concurso abriu em Abril. Assim, tiveram de ser feitos ajustes directos com a empresa, mas os pagamentos, que deveriam ser feitos mensalmente, não chegaram e em Setembro a empresa decidiu deixar de operar porque estava a suportar todos os custos envolvidos.

Entretanto, sabemos agora que o concurso público está terminado e que a Sevenair o ganhou e continuará a operar a rota. Contudo, o contrato só foi assinado na quinta-feira da semana passada, pelo que pode levar algumas semanas até o Tribunal de Contas dar luz verde à operacionalização.

No que diz respeito aos ajustes directos, segundo apurámos, a empresa também já recebeu cerca de metade do valor que estava em dívida, que era de quatro milhões de euros.

A Sevenair detém a concessão da rota aérea Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão desde 2009 e desde o final de Setembro que a ligação não é feita. Em Setembro, segundo Sérgio Leal, da empresa, o Governo estaria a dever quase quatro milhões de euros, do anterior concurso público e também dos dois ajustes directos, à Sevenair.

O Governo garantiu neste sábado que a ligação aérea Bragança-Portimão vai ser retomada após ter sido concluído o concurso público e adjudicado à empresa Sevenair.

Em Novembro o ministro das Infra-estruturas adiantou que o problema estava a ser resolvido, no entanto o regresso não se vai cumprir antes do Natal, tal como prometera.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário