Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Exposição 'José Rodrigues - Guardador de Estrelas' - José Rodrigues | Estação das Artes

 A exposição reúne um conjunto de obras de pintura, desenho e escultura, da autoria de José Rodrigues, que integram diversas coleções.
Nelas podemos destacar a profunda relação entre a arte figurativa e a experiência humana. A escultura e o desenho não são apenas representações visuais; são também veículos de emoção e expressão, que transmitem a complexidade das vivências humanas. Através da captura de posturas, gestos e expressões faciais, o artista comunica histórias e sentimentos que ressoam com a individualidade de figuras, sejam elas históricas, bíblicas ou mitológicas.

Ao longo dos séculos, e também intensamente no século XX, a temática da crucifixão ou de Cristo foi abordada pelos artistas nas suas mais diversas expressões, e José Rodrigues não se fez exceção destacando-se pela profundidade de suas obras, nomeadamente ao abordar temas que envolvem a crucifixão e a figura de Jesus Cristo.

A menção às personagens anónimas sugere uma democratização da arte, onde cada gesto e olhar pode contar uma narrativa rica e multifacetada, refletindo a diversidade das experiências cotidianas. A arte, torna-se assim um espelho da condição humana, capaz de evocar empatia e conexão através de uma representação que vai além do simples visual, mergulhando nas sutilezas da vida e nas complexidades das emoções. Essa capacidade de capturar a essência da experiência humana é o que torna a obra de José Rodrigues tão poderosa e atemporal.

A inauguração será no dia 17 de janeiro, pelas 18h00, na Estação das Artes.

Local: Estação das Artes
Horário: Todos os dias: 11h00 às 17h00

Sem comentários:

Enviar um comentário