Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Associação da Língua e Cultura Mirandesa já lançou dez cursos online para aprender a língua

 O mirandês é a segunda língua oficial de Portugal, desde 1999, e há cada vez mais gente a querer aprendê-lo. É uma tendência que contraria um estudo da Universidade de Vigo, que diz que a língua pode desaparecer dentro de poucos anos


A Associação da Língua e Cultura Mirandesa lançou, em 2020, cursos on-line para quem queira aprender a falar e escrever mirandês e, segundo o presidente da associação, Alfredo Cameirão, a aceitação tem sido tão boa que o décimo curso está prestes a começar. “Houve um curso, o primeiro, que funcionou com 40 alunos, mas 40 é demais, porque não permite a participação e a interacção que nós achamos que é desejável. Agora, o máximo de alunos é 20, por cada curso, e no primeiro de nível II houve tantas inscrições que tivemos de abrir dois em simultâneo”.

Até agora já houve cerca de dez cursos de nível I e três de nível II. Tal como no começo dos cursos, os interessados em aprender a língua chegam de toda a parte do mundo. “Havia e há alunos de toda a parte, de todos os continentes, gente dos mais desvairados lugares, que nós não conhecíamos de lado nenhum, e sem nenhum contacto com a terra, alguns crioulos, outros linguistas, assim como muitos mirandeses na diáspora”.

Recentemente foi lançado o primeiro e-book em mirandês, uma ferramenta que vai começar a ser utilizada nos cursos. O livro digital é composto por 15 contos escritos, que podem também ser ouvidos no Spotify.

O próximo curso começa no dia 7 de Janeiro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário