O Posto de Turismo de Mogadouro acolhe até 23 de fevereiro a exposição itinerante “Máscaras Rituais de Portugal – coleção de Roberto Afonso”, composta por mais de 80 destas peças oriundas um pouco por todo o país.
Segundo Roberto Afonso, a mostra é composta por mais de 80 máscaras e revela a diversidade cultural de 41 mascaradas de Portugal, abrangendo os distritos de Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo e Viseu.
Esta mostra, que foi criada por este investigador e colecionador de Vinhais, ultrapassa o conceito tradicional de exposição, funcionando como um roteiro das mascaradas portuguesas que acontecem entre 31 de outubro e 24 de junho.
A abertura da exposição juntou apreciadores deste tipo de rituais bem como investigadores que dedicam ao estudo e preservação deste rituais ancestrais tão catárticos das nossas gentes.
Para o presidente da Câmara, António Pimentel, esta é uma das várias iniciativas do género que se têm feito em Mogadouro, o que demonstra que estes rituais ancestrais estão a mexer, de uma maneira muito evidente, com a sociedade.
Francisco Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário