Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Posto de Turismo acolhe mostra “Máscaras Rituais de Portugal” de Roberto Afonso

 O Posto de Turismo de Mogadouro acolhe até 23 de fevereiro a exposição itinerante “Máscaras Rituais de Portugal – coleção de Roberto Afonso”, composta por mais de 80 destas peças oriundas um pouco por todo o país.


Segundo Roberto Afonso, a mostra é composta por mais de 80 máscaras e revela a diversidade cultural de 41 mascaradas de Portugal, abrangendo os distritos de Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo e Viseu.

Esta mostra, que foi criada por este investigador e colecionador de Vinhais, ultrapassa o conceito tradicional de exposição, funcionando como um roteiro das mascaradas portuguesas que acontecem entre 31 de outubro e 24 de junho.

A abertura da exposição juntou apreciadores deste tipo de rituais bem como investigadores que dedicam ao estudo e preservação deste rituais ancestrais tão catárticos das nossas gentes.

Para o presidente da Câmara, António Pimentel, esta é uma das várias iniciativas do género que se têm feito em Mogadouro, o que demonstra que estes rituais ancestrais estão a mexer, de uma maneira muito evidente, com a sociedade.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário