Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

“É uma luta tremendamente ganha” mas está a "meio do fim": Câmara de Miranda reage à liquidação do IMI das barragens

 “É uma luta tremendamente ganha”, afirma o município de Miranda sobre a cobrança do IMI das barragens


Faz hoje quatro anos que foi feita a transacção das barragens do Douro da EDP para a Movhera, que depois veio a chamar-se Engie.

Os municípios onde estão as produções eléctricas têm vindo a lutar pela liquidação dos impostos. Mas hoje parte da luta chegou ao fim. A Autoridade Tributária foi obrigada a forçar a EDP e a Movhera a pagarem o IMI.

O vereador da câmara de Miranda do Douro, Vítor Bernardo, já tinha adiantado ao Jornal Nordeste, no final de Novembro, que o imposto ia ser liquidado. Agora volta a dizê-lo. “Confirma-se que a AT vai fazer cumprir a lei, que é estas barragens pagarem Imposto Municipal sobre Imóveis como paga um cidadão normal. O IMI relativo a 2020 vai ser liquidado e cobrado às concessionárias”, vincou.

Ainda assim, o vereador de Miranda salienta que a luta ainda não terminou. Por isso, juntamente com outros autarcas da região, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães, vão reunir esta manhã com a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais. “A nossa luta chegou ao meio do fim. Estou na Praça do Comércio, em Lisboa, para uma reunião com a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais para tratarmos, além do IMI, que é uma luta tremendamente ganha, em termos administrativos, estamos aqui também para questionar a tutela sobre a liquidação dos impostos na transacção efectuada faz hoje quatro anos. Estamos cá para questionar, porque temos esse direito. Os munícipes têm o direito de saber o que se passa com esta transacção de 2,2 milhões de euros que não pagou impostos e ainda não fumo branco, nem cinzento, nem verde”, disse.

As barragens do Douro, Miranda do Douro, Picote, Bemposta, Foz do Sabor, Feiticeiro e Foz-Tua, foram vendidas em 2020, por 2,2 mil milhões de euros. Este negócio gerou muita polémica, devido à não cobrança dos impostos, IMI, IMT e Imposto de Selo.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário