Bragança vai ser pano de fundo de uma curta-metragem escrita pelo brigantino videógrafo e realizador Nuno Mina. “Quando O Comboio Não Passa” retrata a história de uma criança que deixa a sua cidade e vai viver para outra, estando obrigada a despedir-se do seu único amigo. “Terá como protagonista uma criança. Vai despedir-se do único amigo que não vai com ela para a escola nova. Esta criança, enquanto espera que a mãe a venha buscar à escola, tem uma linha de comboio abandonada, junto da escola, e passou aí muito tempo a brincar. Então chegou a criar um amigo imaginário. Esta mudança para a escola nova leva a que tenha de despedir-se tanto do local, que já não vai ter o pé de si, como deste amigo. E a curta-metragem retrata este último dia”.
Nuno Mina vive em Braga, mas escolheu fazer um pequeno filme sobre a região onde nasceu e através da fantasia e comédia aborda as várias problemáticas de Trás-os-Montes. “A desertificação e a falta de investimento na região e dos caminhos, de uma forma leve e com humor. Queria fazer isto há muito tempo. Sou de Bragança e era uma ideia que já andava a ruminar em mim há algum tempo. Acho que faz sentido e acho que é uma abordagem diferente do que se costuma fazer”.
Neste momento está à procura de uma menina, entre os nove e 14 anos, para fazer a personagem principal. “Lançámos agora o casting, uma primeira fase, em que pedimos apenas que enviem a fotografia, nome, idade e um pequeno vídeo da apresentação, para o nosso e-mail. Esta primeira fase decorre até dia 10 de fevereiro e depois escolheremos algumas dessas crianças, que mais acharmos adequadas ao papel. Numa segunda fase entregaremos uma pequena parte do guião à criança. E depois, a partir dessa segunda fase, escolheremos a criança ideal para esse papel”.
As gravações para a curta-metragem começarão em Abril, no Museu Ferroviário de Bragança e na linha do Tua. O objetivo é levar o projeto a concurso a vários festivais de cinema.
Os jovens que se queiram candidatar podem fazê-lo através de productions.quimera@gmail.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário