Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Festival de Percursos Pedestres do Tua arranca em março em Carrazeda de Ansiães

 Esta é a terceira edição do festival, que conta com cinco caminhadas


Começa em Carrazeda de Ansiães, dias 22 e 23 de março, a terceira edição do Tua – Festival de Percursos Pedestres. Depois, o festival, que acontece em pleno Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), segue para Mirandela, onde decorre dias 26 e 27 de abril, Alijó, dias 24 e 25 de maio, Vila Flor, dias 6 e 7 de setembro, e Murça, dias 4 e 5 de outubro.

Com uma participação máxima de 250 pessoas por caminhada, o festival esgotou a lotação de participantes nas duas primeiras edições e para esta não se espera menos. Segundo o diretor do PNRVT, António Marques, entidade organizadora, as inscrições abriram na sexta-feira, dia em que foi apresentado, e “esgotam com muita rapidez”. “Isto demonstra bem que este formato é perfeitamente bem acolhido e que está a chegar onde deve”, frisou António Marques.

Dizendo que estas atividades trazem para o território “pessoas que gostam de espaços naturais, de diversidade, da natureza, de gastronomia, de tradição e de cultura”, assinalou ainda que é este público que o território gosta de receber. “Tem um perfil que apreciamos. São pessoas que, facilmente, conseguimos acolher, porque partilham dos nossos princípios e valores”, vincou, apelando aos que não se consigam inscrever de que não desistam de visitar a região. “O parque está disponível para acolher, direcionar visitas. Durante todo o ano, são bons dias para vir ao território do Vale do Tua”, rematou.

No que toca à participação, segundo Domingos Pires, um dos sócios da Portugal NTN, empresa que organiza as caminhadas, a “ambição” é “continuar a atrair cada vez mais gente de fora do território”, sendo que no ano passado cerca de 60% dos participantes vieram da região do Porto e de Braga. “Queremos apostar na vinda dessas pessoas, que cada vez venham mais cedo, pernoitem e consumam, não só durante o festival, mas também para além disso”, referiu ainda Domingos Pires, que disse que a ideia é “potenciar” aquilo que está criado e o “investimento” que foi feito rotas homologadas, para que “sirvam de alavanca para a economia local”.

O festival foi apresentado, na sexta-feira, em Arnal, no Santuário de Nossa Senhora da Paixão, no concelho de Carrazeda de Ansiães. João Gonçalves, presidente da câmara, avançou que há cada vez mais pessoas a visitar o concelho, além dos dias de festival. E assinala que durante a iniciativa o melhor do território é dado a conhecer.

Depois de Carrazeda de Ansiães, o festival segue para Mirandela, onde decorre dias 26 e 27 de abril, Alijó, dias 24 e 25 de maio, Vila Flor, dias 6 e 7 de setembro, e Murça, dias 4 e 5 de outubro.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário