Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 11 de janeiro de 2025

Freixo de Espada à Cinta intensifica combate à Vespa Asiática com Sistema AIRWASP

 O município de Freixo de Espada à Cinta adquiriu um sistema AirWasp, uma tecnologia inovadora que utiliza ar comprimido para aplicar biocida diretamente nos ninhos da Vespa Velutina Nigrithorax, conhecida como vespa asiática. Este equipamento visa tornar o combate a esta espécie invasora mais rápido e eficaz, especialmente em locais de difícil acesso.


De acordo com a autarquia, o novo sistema será uma ferramenta essencial no trabalho desenvolvido pelo Gabinete Veterinário e pelo Gabinete de Apoio ao Agricultor, que têm monitorizado e controlado a presença desta espécie no concelho.

Durante o ano de 2024, foram intervencionados 21 ninhos de vespa asiática nas freguesias do município, com a seguinte distribuição: nove em Freixo de Espada à Cinta, cinco em Lagoaça, quatro em Ligares, dois em Poiares e um em Mazouco.

A vespa asiática representa uma ameaça significativa para a apicultura e o equilíbrio dos ecossistemas, isto porque é uma predadora de abelhas e pode causar danos às culturas agrícolas. A aquisição do sistema AirWasp reforça o compromisso do município em mitigar os impactos desta espécie invasora, protegendo os agricultores, apicultores e o ambiente local.

Jornalista: Lara Torrado

Sem comentários:

Enviar um comentário