Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 11 de janeiro de 2025

Mirandela lança “ROTA DO CONTAR” para valorzar o Património Local

 A Câmara Municipal de Mirandela está a implementar a “Rota do Contar”, um percurso pedonal inovador que une história, cultura e ambiente, promovendo o património material e imaterial da cidade.


A autarquia de Mirandela está na reta final da criação da “Rota do Contar”, um novo projeto turístico que promete transformar a cidade numa experiência cultural interativa. Este percurso pedonal urbano será composto por 19 painéis informativos estrategicamente distribuídos, e cada um irá contar uma parte da história e das tradições de Mirandela.

Os painéis, denominados totens, estão equipados com QR Codes que permitirão aos visitantes aceder a conteúdos digitais, como mapas, e-books, audiobooks e catálogos. Esta tecnologia facilitará uma visitação autónoma e acessível, oferecendo uma experiência enriquecedora para os turistas e residentes que desejem explorar a cidade de forma imersiva.

“O objetivo é criar uma narrativa que una a história, a cultura, as tradições sociais e o meio ambiente do nosso território”, sublinha o município, destacando o impacto positivo que a iniciativa terá na promoção do património local e na valorização do turismo cultural.

O projeto integra a candidatura “Potenciação de Dinâmicas Sócio Culturais em Mirandela” e conta com um financiamento de 80% através do PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural). Com um investimento global de cerca de 30 mil euros, a ação pretende afirmar Mirandela como destino de turismo cultural e patrimonial.

Jornalista: Lara Torrado

Sem comentários:

Enviar um comentário