Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de junho de 2025

Cano no rio Sabor estará a fazer descargas de esgoto no curso de água mas lei permite

 Denúncia parte de um brigantino, que passeia as cabras naquele local


Nas últimas semanas foram feitas, alegadamente, descargas de esgotos no rio Sabor, perto da capela de São Lázaro, em Bragança. Apesar de a lei permitir fazer descargas “controladas” e apenas em situações de emergência, a situação está a causar incómodo, não só pelo mau cheiro, mas também porque pode afetar a pecuária e provocar prejuízo em material agrícola.

Há um cano, proveniente da Estação Elevatória de São Lázaro, com centenas de metros, que, ao longo de um caminho de terra batida, chega ao rio Sabor, perto da antiga Ponte Romana.

No início do mês de maio, quando o tempo estava ainda instável e com chuva, Carlos Sá Carneiro disse ter visto serem feitas várias descargas no rio, provenientes do tubo em questão.

O transmontano, que habitualmente anda por aquela área florestal com as suas cabras, chegou a gravar algum desses momentos.

A situação já não é de agora. Em 2019, o Jornal Nordeste e a Rádio Brigantia, também através da denúncia de Carlos Sá Carneiro, colocaram a nu a situação.

Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário