Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

2.ª Oficina de Reboco de Cal - 1 e 2 de agosto | Uva, Vimioso

  Nos dias 1 e 2 de agosto, vamos pôr as mãos na massa na 2.ª Oficina de Reboco de Cal organizada pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, que decorrerá na aldeia de Uva, no concelho de Vimioso (distrito de Bragança).


As construções com reboco de cal marcam a paisagem arquitetónica transmontana, nomeadamente estruturas como os pombais tradicionais, conferindo-lhe alvura, identidade e resistência. Queremos transmitir o conhecimento sobre esta técnica de construção tradicional para que perdure no espaço e no tempo e continue a ser um elemento identitário do território, cumprindo a sua função em simbiose com o meio.

O reboco de cal tradicional é uma técnica de construção artesanal e ancestral, tendo sido transmitida ao longo de gerações e adaptada aos materiais e práticas locais. Esta técnica é sustentável e ecológica por recorrer apenas a materiais naturais, apresenta grande durabilidade, respirabilidade e capacidade para regular a humidade, tendo também, por isso, uma ação antifúngica.

unte-se a nós e aprenda a fazer o reboco de cal tradicional e a rebocar. Cada mão conta para manter a tradição viva e funcional!

Mais informação e inscrições AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário