Nos dias 1 e 2 de agosto, vamos pôr as mãos na massa na 2.ª Oficina de Reboco de Cal organizada pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, que decorrerá na aldeia de Uva, no concelho de Vimioso (distrito de Bragança).
As construções com reboco de cal marcam a paisagem arquitetónica transmontana, nomeadamente estruturas como os pombais tradicionais, conferindo-lhe alvura, identidade e resistência. Queremos transmitir o conhecimento sobre esta técnica de construção tradicional para que perdure no espaço e no tempo e continue a ser um elemento identitário do território, cumprindo a sua função em simbiose com o meio.
O reboco de cal tradicional é uma técnica de construção artesanal e ancestral, tendo sido transmitida ao longo de gerações e adaptada aos materiais e práticas locais. Esta técnica é sustentável e ecológica por recorrer apenas a materiais naturais, apresenta grande durabilidade, respirabilidade e capacidade para regular a humidade, tendo também, por isso, uma ação antifúngica.
unte-se a nós e aprenda a fazer o reboco de cal tradicional e a rebocar. Cada mão conta para manter a tradição viva e funcional!
Mais informação e inscrições AQUI.

Sem comentários:
Enviar um comentário