Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

GNR e IPB em parceria para tentar diminuir acidentes de trator

 A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) estão a trabalhar num projeto, com recurso a Inteligência Artificial, para diminuir os acidentes de trator, que no ano passado provocaram no distrito de Bragança cerca de um quinto das vítimas mortais do país.


No ano passado, o distrito de Bragança registou oito das 52 vítimas mortais neste tipo de acidentes com máquinas agrícolas.

Já este ano contabilizam-se duas mortes.

“Temos feito campanhas de sensibilização junto de uma comunidade que sabemos qual é o perfil do utilizador deste meio que normalmente tem os acidentes. Devo dizer que na maior parte das vezes é mesmo por descuido. No âmbito do protocolo que estabelecemos com o IPB, estamos a trabalhar com o CEDRI (Centro de Investigação em Robótica), para tentar perceber como é que estes acidentes ocorrem, estabelecer o perfil do utilizador, estudar os momentos e o acidente em si e perceber se é possível ou não, através de tecnologia associada à Inteligência Artificial, predizer a existência de um acidente”, explicou ao Mensageiro o Comandante Distrital da GNR, António Lobo de Carvalho.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário