A União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, no concelho de Bragança, reuniu, durante o fim de semana, com a Junta de Freguesia de Aradas, uma das sete freguesias urbanas de Aveiro, para ultimar os preparativos da formalização de um acordo de geminação entre os dois territórios.
A ideia da geminação nasceu da identificação de pontos comuns entre as duas freguesias, nas áreas cultural, económica e desportiva. O presidente da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo recordou que, além desta visita, houve já outras, nomeadamente, há cerca de dois anos, um intercâmbio desportivo.
“Pensamos na geminação, depois nos pontos comuns das duas freguesias, na área cultural, económica e do desporto. Nós já fizemos intercâmbio com eles em termos de desporto, há 2 anos com a equipa que ganhou o Interbairros. Também fizemos lá uns passeios culturais. Neste momento temos o convite para ir lá no Festival dos Canais, que será agora em julho. E portanto, é essa troca de experiências e de culturas e de promoção do território e da economia”, explicou Telmo Afonso.
Telmo Afonso contou que o primeiro contacto surgiu no seio da Associação Nacional de Freguesias. “Foi através daí que saíram os intercâmbios que fizemos até agora, não só com esta freguesia, também fizemos com a freguesia de Pombal, mas com esta foi mais acentuada, houve mais convivência e mais troca de ideias”.
O processo de geminação deverá ficar concluído no próximo mês de abril, após aprovação pelos respetivos executivos e assembleias de freguesia, estando integrado, numa “estratégia de valorização do território, com impacto nas áreas do turismo, da cultura e da inovação social”.
Conforme o autarca, a geminação pretende ser a porta de entrada para “visitas regulares”, com o objetivo claro de “dar a conhecer, de forma sustentada, o território que as une”.

Sem comentários:
Enviar um comentário