segunda-feira, 16 de abril de 2012

portal interactiv​o sobre património de influência portuguesa

A Fundação Calouste Gulbenkian inaugura hoje um portal que sistematiza o património conhecido de influência portuguesa, espalhado pelo mundo, que funcionará de forma interativa, permitindo a colaboração de qualquer cidadão.
«A ideia é transformar a comunidade em geral em pessoas que nos ajudem a fazer esse inventário e a completá-lo», explicou à Lusa o catedrático de Arquitectura da Universidade de Coimbra, Walter Rossa, um dos 76 investigadores envolvidos no projecto.

O portal - www.hpip.org – partiu da obra coordenada pelo historiador José Mattoso, 'Património de Origem Portuguesa no Mundo – Arquitectura e Urbanismo', publicada pela Fundação, e inventaria 1850 edifícios, obras ou cidades, em 550 locais, datados de 1415 a 1999, ou seja, da data da conquista de Ceuta por Portugal ao ano em que Lisboa transferiu a administração de Macau para Pequim.
«A estrutura é igual à da ‘wikipédia’, permitindo que as pessoas corrijam dados, acrescentem outros, etc», disse o arquitecto.
A gestão do portal HPIP – Heritage of Portuguese Influence/Património de Influência Portuguesa -, uma base de dados georreferenciada, é hoje apresentando à informação de forma integrada e cruzada, e será gerido pelas universidades de Évora, de Coimbra, pela Nova e a Técnica de Lisboa.

Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário