Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

portal interactiv​o sobre património de influência portuguesa

A Fundação Calouste Gulbenkian inaugura hoje um portal que sistematiza o património conhecido de influência portuguesa, espalhado pelo mundo, que funcionará de forma interativa, permitindo a colaboração de qualquer cidadão.
«A ideia é transformar a comunidade em geral em pessoas que nos ajudem a fazer esse inventário e a completá-lo», explicou à Lusa o catedrático de Arquitectura da Universidade de Coimbra, Walter Rossa, um dos 76 investigadores envolvidos no projecto.

O portal - www.hpip.org – partiu da obra coordenada pelo historiador José Mattoso, 'Património de Origem Portuguesa no Mundo – Arquitectura e Urbanismo', publicada pela Fundação, e inventaria 1850 edifícios, obras ou cidades, em 550 locais, datados de 1415 a 1999, ou seja, da data da conquista de Ceuta por Portugal ao ano em que Lisboa transferiu a administração de Macau para Pequim.
«A estrutura é igual à da ‘wikipédia’, permitindo que as pessoas corrijam dados, acrescentem outros, etc», disse o arquitecto.
A gestão do portal HPIP – Heritage of Portuguese Influence/Património de Influência Portuguesa -, uma base de dados georreferenciada, é hoje apresentando à informação de forma integrada e cruzada, e será gerido pelas universidades de Évora, de Coimbra, pela Nova e a Técnica de Lisboa.

Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário