sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Começaram as atividades da rede de serviços de proximidade ao seniores do meio rural

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero – Douro deu início das atividades da rede de serviços de proximidade ao seniores do meio rural, um programa de intervenção de animação sociocultural conduzido por animadores sociais e orientado para a melhoria qualidade de vida dos habitantes mais velhos deste território.
Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero – Douro deu início das atividades da rede de serviços de proximidade ao seniores do meio rural
As primeiras ações serão desenvolvidas nas aldeias da União de Freguesias de Remondes e Soutelo, membro do AECT Duero-Douro, já no dia 8 de fevereiro de 2017. Duas educadoras sociais vão acompanhar os seniores residentes nas aldeias de Remondes, Soutelo e Quinta de Linhares, estendendo ainda a sua ação a todos os utentes do Centro de Dia de Remondes, promovendo atividades de estímulo da memória, reforço das capacidades de motricidade fina, atividades lúdicas, ateliers de manualidades, etc. Estas ações pretendem combater a solidão e o isolamento social, potenciando o espírito de convívio e entreajuda entre todos os habitantes das nossas aldeias e vilas.

As ações programadas, além de terem um efeito dinamizador nas pequenas sociedades locais, vão produzir efeitos individuais, permitindo a cada um dos participantes prtaticar o diálogo, o conhecimento do outro, aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo e valorizar as competências e saberes de cada um.

O AECT Duero-Douro, constituído por câmaras municipais e juntas de freguesia portuguesas e por ayuntamientos espanhóis, todos localizados na linha de fronteira, dá conta das dificuldades de dinamização social e de manutenção da qualidade de vida das populações com que se defrontam as administrações locais, que não dipõem dos recursos, quer materiais quer humanos, para dar resposta às necessidades de intervenção ao nível de ações de promoção da vida ativa e de melhoria da qualidade de vida da população, cada vez mais envelhecida e isolada. Esta Rede de serviços de Proximidade aos seniores do meio rural já se encontra a trabalhar nas aldeias espanholas do território Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro

Duero-Douro desde 2015, tendo até hoje desenvolvido mais de 150 sessões de animação, educação física ou oficinas de manualidades, de que beneficiaram 65 aldeias e 1400 participantes, na sua maioria idosos. O sucesso do programa no lado espanhol e a política de igualdade e coesão nas intervenções do AECT junto dos seus membros levou a que este Agrupamento procurasse condições para implementar estas atividades nas localidades portuguesas.

O grupo alvo são os seniores das vilas e aldeias do AECT Duero-Douro, embora também se desenvolvam atividades intergeracionais em que se incluem crianças e jovens. As atividades são programadas em colaboração com a Juntas de Freguesia, as câmaras municipais ou entidades que prestem serviços sociais nas localidades membro do AECT, sempre por intermédio das administrações locais antes citadas.

A abertura oficial está marcada para dia 8 de fevereiro, pelas 14:00 horas na casa do povo de Remondes, com uma sessão de atividades de estimulação sensorial, cognitiva, e de interrelacionamento. A atividade terminará pelas 16:00 horas, altura em que a União de Freguesias de Remondes e Soutelo vai oferecer um chá a todos os participantes para selar esta abertura e receber o feedback dos participantes nesta primeira atividade.

Estarão presentes o Presidente da União de Freguesias de Remondes e Soutelo, António Cordeiro e o Coordenador Territorial do AECT Duero-Douro, e Vice-Presidente do Município de Mogadouro, Evaristo Neves.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário