quarta-feira, 25 de julho de 2018

Basílica de Santo Cristo de Outeiro é o sexto palco dos Dias do Património a Norte

A Basílica de Santo Cristo de Outeiro, situada na aldeia de Outeiro, concelho de Bragança, é o sexto palco dos Dias do Património a Norte.A Basílica e o seu entorno enchem-se de atividades que proporcionam descobertas e experiências diversas que dão a conhecer a riqueza deste monumento de particularidades únicas.
As atividades começam com uma Visita-Jogo para os mais novos, na qual vão-se desvendando pistas até à descoberta de um “segredo guardados a sete chaves.” Para toda a família é a peça de teatro de marionetas “A Floresta”, nascida da imaginação dos mais pequenos, e onde o respeito pela natureza, a partilha e a amizade são o mote da ação.

Uma visita guiada por membros da comunidade cruza o saber histórico com as estórias de quem com este monumento tem uma relação de proximidade. A meio da tarde, com o mote no Património e Território, guia-se uma conversa que propõe uma reflexão acerca do impacto que as diversas alterações territoriais, a vários níveis, provocam nas populações. 

E porque a valorização e preservação do património diz também respeito ao património imaterial, preparou-se um piquenique, inspirado na tradição da pandorcada nas Festas de São Gonçalo e em que sabores da gastronomia regional, reinventados pelas mãos do chef Pedro Limão, serão partilhados e dados a provar. 

Ao final da tarde far-se-ão ouvir as vozes de duas comunidades musicais brigantinas que, sob a orientação de Artur Carvalho e António Miguel, das Vozes da Rádio, criaram um espetáculo único e irrepetível. 

Para almoçar e jantar, a Junta de Freguesia e a Comissão de Festas de Outeiro, disponibilizam um serviço de snack-bar, com petiscos e bebidas. 

À noite, a voz de Aldina Duarte entoará no interior da Basílica, num concerto ímpar, envolto em contornos encantadores.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário