terça-feira, 31 de julho de 2018

LUTO ACADÉMICO – INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA

O Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, IPB vem, em nome de toda a comunidade académica, manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão deste Instituto, José Adriano Gomes Pires e endereçar à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências. A Instituição solidariza-se com este momento de tristeza, decretando três dias de luto académico, a terem início no dia anterior às exéquias fúnebres.

José Adriano Gomes Pires licenciou-se em Informática de Gestão no Instituto Superior de Línguas e Administração, ISLA, Lisboa no ano letivo de 1989/90. Prosseguiu os estudos na Universidade do Minho tendo concluído o Mestrado em Informática de Gestão em maio de 1995 e o Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação em setembro de 2001 e obtido a Agregação na mesma área de estudos em junho de 2013.
Iniciou a sua atividade profissional no Instituto Politécnico de Bragança em 2 de janeiro de 1992, como assistente de 1º triénio da Escola Superior Agrária, na área científica de Informática. Em 1 de abril de 1995 transita para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão e em 12 de setembro de 1996 ingressa na categoria de Professor Adjunto na área científica de Informática. Em 14 de janeiro de 2003, após ter defendido provas públicas, ingressa na categoria de Professor Coordenador, sem agregação. Atualmente era detentor da categoria de Professor Coordenador com agregação desde 4 de junho de 2013.
José Adriano Pires também se notabilizou no mundo do futebol. Foi jogador do Grupo Desportivo de Bragança entre 1984 e 1987, em 1990 e em 1994, tendo representado ainda outros clubes nacionais – Salgueiros, Olivais e Moscavide, Mãe d´Água, Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros e Mirandês.
Era docente do Departamento de Informática e Comunicações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, tendo sido o responsável pela criação do bacharelato de Informática de Gestão, a primeira formação do IPB na área de informática.
Foi Presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de 15 de outubro de 2001 a 14 de março de 2007.
Desde 24 de março de 2010 era Pró-Presidente para a área do Empreendedorismo, tendo de junho de 2007 a esta data sido responsável pelo Gabinete de Empreendedorismo e Inovação. Assumiu um papel de relevo na dinamização do programa de promoção do empreendedorismo dos Institutos Politécnicos Portugueses – POLIEMPREENDE.
Era Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão desde 18 de julho de 2017.

Faleceu a 31 de julho de 2018, aos 52 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário