Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bragança - ASCUDT apostada em integração de deficientes no mercado de trabalho

Foto: AP
Sede da ASCUTD
Criação de um centro de reabilitação profissional e centro de recursos são novas apostas da instituição particular de solidariedade social
Após a construção de um lar e uma residência autónoma para pessoas com deficiência a ASCUDT (Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás os Montes), fundada em 1993, pretende concluir as obras da nova sede com a construção de um Centro de Actividades Ocupacionais e de um Centro de Reabilitação Profissional para pessoas com deficiência.

Segundo Manuela Miranda, directora de serviços, no espaço cujas obras se iniciaram em Outubro passado, estão a ser instaladas salas de actividades ocupacionais e salas de formação profissional, na área das tecnologias da informação e comunicação, na área de artesanato, na área de cabeleireiro, e na área de jardinagem, hortofloricultura e lavandaria. Algumas destas áreas de formação carecem ainda de aprovação por parte das entidades governamentais competentes. “Também tivemos uma candidatura aprovada no âmbito do apoio ao investimento a centros de reabilitação profissional que nos vai financiar todo o tipo de equipamento para podermos dar cursos de formação profissional”, explicou.
Esta obra deverá estar concluída no próximo mês de Abril. Em paralelo a Associação fez três candidaturas ao Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), uma das quais foi entregue no final do passado mês de Dezembro. Estas candidaturas destinam-se a obter financiamento para a ASCUDT poder criar um centro de recursos. Esse centro destina-se a fazer orientação vocacional a pessoas com deficiência, em paralelo com o Centro de Emprego. Esta última estrutura pretende contribuir para a integração das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
De salientar que essa integração, na região, apresenta uma taxa bastante baixa. As estruturas do centro de actividades ocupacionais e centro de reabilitação profissional foram preparadas para receber, em simultâneo, 50 pessoas, nas diversas áreas de formação. “Iremos formar esses jovens e depois tentar fazer a integração a nível profissional.
Se o centro de recursos também vier aprovado será uma mais-valia a nível distrital e regional porque criaremos uma equipa de técnicos habilitados para fazer a mediação entre a pessoa com deficiência, o centro de emprego e a comunidade que os queira acolher”, explicou Manuela Miranda.

Por: Ana Preto
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário