Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Casos de idosos maltratados por prestadores de cuidados estão a aumentar

Estão a aumentar os casos de idosos maltratados por quem devia cuidar deles. O alerta é deixado pelo Núcleo de Apoio à Vítima do Distrito de Bragança. De acordo com Teresa Fernandes, a coordenadora do núcleo, os casos sinalizados têm estado a aumentar.
“Há duas situações típicas. Ou são elementos da família ou vizinhos e amigos, que se intitulam prestadores de cuidados. E temos percebido que há a intenção de usurpar os
recursos do idoso”, frisa, adiantando que “os casos estão a aumentar”.Para Teresa Fernandes, há uma explicação para este aumento de casos.“Estão a aumentar por esta conjuntura de crise e porque as pessoas vêem no idoso uma fonte de rendimentos.” No ano passado tinha havido já um aumento de 15 por cento de casos de idosos maltratados e este ano a tendência mantém-se.
 Em 2011 houve 15 casos sinalizados. Este ano já são seis, só nos primeiros 45 dias do ano.
A coordenadora do Núcleo de Apoio à Vítima acredita que a tendência de
aumento se mantenha, sobretudo no sul do distrito de Bragança.
“No ano passado tivemos um aumento significativo de idosos vítimas de violência doméstica e este ano tivemos um aumento muito grande e vai continuar a aumentar. Bragança e Mirandela são os concelhos com mais casos, mas há outros concelhos problemáticos como Moncorvo, Freixo e Carrazeda, pela pobreza e precariedade de emprego, e Mogadouro, que tem muitos casos.”
Só esta semana já houve mais dois casos sinalizados de idosos vítimas de maus-tratos por prestadores de cuidados.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

1 comentário:

  1. Boa noite,

    Conheço um caso de um idoso que é maltratado e não recebe os devidos cuidados pela simples razão que a esposa quer a reforma dele para ela. Ele é somente uma fonte de rendimento para ela. Gostaria era de saber a quem poderia recorrer. É urgente retirar estas pessoas das mãos destas famílias. Mas quem ajudaria???? A quem recorrer???

    ResponderEliminar