Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 14 de abril de 2012

Aluno da Esproarte vai participar na Capital Europeia da Cultura


Um aluno da Esproarte (escola Profissional de Arte de Mirandela) foi seleccionado para integrar a Orquestra Sub 21 Europeia, do mais recente projecto de Guimarães 2012, capital europeia da cultura.
Nuno Ferreira foi um dos seis violoncelistas admitidos para fazer parte desta orquestra que é constituída por 76 elementos no total.
Nuno Ferreira está radiante com este novo desafio e está preparado para o primeiro concerto desta orquestra europeia que está marcado para o próximo domingo, na capital europeia da cultura.
Integrar e potenciar o talento de jovens artistas num evento cultural único é o objectivo do projecto da orquestra sub/21 europeia, o mais novo projecto de Guimarães 2012, capital europeia da cultura. A iniciativa vai ainda fomentar a criação de uma rede artística - nacional e internacional - entre escolas de ensino vocacionado, que vão ter o papel de dinamizar o projeto. Nuno Ferreira, violoncelista de 16 anos, que frequenta o 11.º ano da Esproarte, foi um dos seleccionados e não esconde o orgulho em integrar este projecto.
“Senti-me feliz e orgulhoso por me poder associar a um evento único que é “Guimarães a Capital da Cultura”, e ainda por cima através da integração deste fantástico projecto. Sinto-me um privilegiado ao fazer parte deste projecto. É um projecto ambicioso que me proporciona a oportunidade de trabalhar já num quadro semi-profissional e com os melhores músicos do país”, frisou.
Os músicos em formação terão a oportunidade de trabalhar num quadro semi-profissional ao mesmo tempo que serão acompanhados por profissionais. A orquestra, dirigida por Vítor Matos integra os melhores jovens músicos de escolas europeias. Depois de audições e ensaios, agora decorre o período de estágio, no Instituto de Design, e a primeira apresentação em concerto desta orquestra sub-21 vai decorrer no próximo domingo, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila-Flor, em Guimarães.
 Nuno Ferreira amite que existe muita ansiedade dado que o concerto já tem lotação esgotada.
“Há muita expectativa e muita ansiedade e tudo isso tem um preço. Desde segunda-feira que trabalhamos intensivamante o reportório até às onze e meia da noite e assim será até domingo. Mas está a ser bastante bom, o ambiente é bom, os músicos são bons, o maestro é bom, a orquestra trabalha muito bem. Pelos vistos estamos a ter sucesso porque o primeiro concerto no Centro Cultural de Vila Flor já se encontra praticamente esgotado”, diz.
O jovem Mirandelense tece rasgados elogios à Esproarte que diz ter-lhe mudado a vida e não tem dúvidas em afirmar que entrar na escola profissional de arte de Mirandela foi a melhor decisão da sua vida.
“Esta escola mudou a minha vida porque sempre tive aquele bichinho, aquela paixão pela música e quando descobri que tinha oportunidade de seguir essa música e esse gosto e continuar também com o ensino normal, de relação sociocultural, ter acesso à cultura geral. Fico muito contente e neste momento estou feliz. Foi a melhor opção que tomei, foi ter ido para aquela escola. É uma escola com qualidade, muito bons professores, músicos que trabalham e que gostam do que estão a fazer”, concluiu.
 Nuno Ferreira foi um dos seis violoncelistas seleccionados para esta orquestra que integra, no total, 76 elementos.
A primeira apresentação em concerto desta orquestra sub-21 vai decorrer no próximo domingo, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila-Flor, em Guimarães.


Escrito por Terra Quente (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário