Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Festival dá vida ao Planalto Mirandês

O Festival “L Burro I L Gaiteiro” assinala este ano a décima edição.Dez anos depois de ter arrancado e depois de já ter passado por várias aldeias do planalto mirandês, este ano a iniciativa vai arrancar em Paradela. 
Esta aldeia do concelho de Miranda do Douro é precisamente a localidade que tem o maior número de burros de raça mirandesa. “Este ano escolhemos começar o percurso em Paradela porque é a aldeia que tem mais burros de Miranda, mais criadores e mais dinâmica em relação ao gado asinino”, refere Miguel Nóvoa, da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), salientando que “temos o nosso Centro de Acolhimento do Burro em Pena Branca que também gostaríamos de dar a conhecer”.
Neste festival são esperados cerca de 400 visitantes do todo o território nacional e também de países estrangeiros.E gente é o que quer o presidente da Junta de Miranda Douro uma vez que o percurso termina na sua freguesia.“É uma iniciativa que vai trazer cá bastante gente e a aldeia vai ficar mais conhecida”, considera António Barbosa. “Não se pode deixar perder a tradição da nossa terra”, acrescenta.
Este ano, o festival conta com o apoio da câmara de Miranda do Douro.Para o presidente o mais importante é valorizar a interacção entre os visitantes e os habitantes do mundo rural.“Termos ali 400 pessoas a conviver com a população que está isolada e com formas diferentes de vivência pode ser uma mais-valia”, entende Artur Nunes.
Além disso “a língua mirandesa está muito enraizada naquele espaço e a relação entre o mundo urbano em contacto com o mundo rural e o ambiente é muito importante”, salienta.
De 25 a 29 de Julho o festival itinerante “L Burro I L Gaiteiro” vai percorrer várias aldeias do planalto mirandês dando a conhecer a cultura, tradições, artesanato e gastronomia.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário