Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nordeste - Mais de metade dos médicos fizeram greve

Foi significativa a adesão ao primeiro dia da greve dos médicos na Unidade Local de Saúde do Nordeste.Cerca de 64% dos clínicos aderiram à paralisação.
Consultas e cirurgias programadas foram os serviços mais afectados.  “Cerca de 79% das cirurgias programadas não foram realizadas e as consultas foi à volta dos 72%”, refere António Marçoa, presidente do conselho de administração da ULS. “Ao nível dos cuidados de saúde primários registou-se uma adesão ligeiramente mais baixa”, acrescenta, salientando que “há serviços que não foram afectados, como é o caso da urgência onde estão assegurados os serviços mínimos”.
Por causa desta greve dos médicos, muitos utentes ficaram sem consulta.“Só agora é que fui informada que não tinha consulta. Podiam ter avisado que não tinha vindo de tão longe”, refere Imperatriz Cunha. “Eu soube no fim-de-semana que ia haver greve hoje mas só hoje ao chegar aqui, confirmei a consulta e disseram-me que ainda não sabiam se o médico vinha ou não e agora é que se confirmou que não”, afirma Manuel Araújo.
O mesmo aconteceu a Justina Pião que ficou “com a consulta adiada por causa da greve. Eu sabia que havia mas só agora é que me disseram que o médico não vinha. Causa-me algum transtorno porque eu venho de Vinhais. Agora tenho voltar noutro dia”.Este foi o primeiro de dois dias de greve dos médicos.
O protesto é promovido por dois sindicatos e apoiado pela Ordem.
Na base deste protesto estão 20 reivindicações dos clínicos, sendo a mais polémica o fim do concurso de aquisição de serviços médicos.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário