Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Bragança - Desemprego dispara no distrito de Bragança

No contexto actual de crise que o país atravessa são muitos os habitantes desempregados que recorrem ao Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP) na cidade de Bragança, na esperança de serem inseridos, de alguma forma, no mercado de trabalho.
Segundo dados estatísticos do IEFP, a taxa de desempregados aumentou. Só no concelho de Bragança regista-se 17 por cento desde o primeiro semestre de 2011, registando em Janeiro do ano passado 1672 desempregados. Em Junho deste ano são 1955 as pessoas que se encontram sem trabalho, a maioria são mulheres.
Sendo o desemprego um flagelo que não se cinge só ao concelho de Bragança mas sim por todo o distrito, oito dos doze concelhos apresentaram uma subida na taxa de desempregados: Alfândega da Fé (9%), Freixo de Espada à Cinta (13%), Macedo de Cavaleiros (1%), Mirandela (4,3%), Miranda do Douro (26%), Mogadouro (21%) e Vinhais (5,3%), os restantes quatro conseguiram obter uma descida Carrazeda de Ansiães (-7%), Torre de Moncorvo (-11%), Vimioso (-4%) e Vila Flor (-0,8%).

Mulheres são  as mais afectadas
Dos mais de sete milhares de desempregados no distrito, as mulheres lideram: 4130 contra 2412 do sexo masculino.
Grande parte dos cidadãos está à procura de novo emprego. A causa principal é o fim dos trabalhos não permanentes e a segunda maior causa são os despedimentos em idades compreendidas entre os 35 e os 54 anos.
Se atendermos ao nível de escolaridade, é possível observar que é entre os indivíduos que não concluíram o 1º ciclo que se regista a taxa mais baixa de desemprego. Já o maior número de desempregados regista-se entre aqueles que concluíram o 3º ciclo.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário