Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Carrazeda de Ansiães - FARPA transforma Pombal no palco das artes

A pequena aldeia transmontana de Pombal de Ansiães transforma-se num palco das artes, nos primeiros dias de agosto, com um festival que atrai forasteiros e envolve toda a população.
Há 15 anos que o FARPA, Festival de Artes de Pombal de Ansiães, tirou do anonimato esta localidade ribeirinha do Douro Vinhateiro, proporcionando uma diversidade de manifestações artísticas, desde o teatro à música, fotografia ou poesia.
O cartaz repete-se de 04 a 09 de agosto, com parte da animação a cargo do voluntariado da população local, que há longa data revela uma aptidão invulgar nestas terras para a representação.
A organização do festival está a cargo da Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães (ARCPA), que promete “montes de emoções”, com grupos e artistas da zona, nomeadamente Pombal, Favaios e Vila Real, mas também da Covilhã, Porto, Guimarães e da Polónia.
O FARPA arranca com uma exposição de artesanato e uma noite de fado de Coimbra, no sábado, 04 de agosto.
Durante quase uma semana, há teatro de rua e no palco, um “workshop” de música criativa, uma exposição de fotografia, uma sessão de poesia e música variada.
“As diversas disciplinas artísticas são o mote de um festival que se quer, hoje e amanhã, um manifesto universal e multidisciplinar, contando com dezenas de actividades distribuídas por diversos espaços da freguesia, num ambiente informal e repleto de utopias”, resume a organização.
Entre os muitos festivais de Verão do país, o FARPA distingue-se “pelo voluntariado, pela diversidade de oferta e pelo ambiente de convívio que proporciona”, segundo defende Victor Lima, da ARCPA.
Aquela aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães tem cerca de 200 habitantes e é há muito uma terra de movimentações artísticas, com especial vocação para o teatro, como demonstram os registos históricos da criação, em 1927, do Clube Ancianista, pela juventude de então.
A associação que mantém a tradição tem também promovido outros projectos na aldeia nas áreas do desporto, juventude e associativismo cultural e social, como a criação de equipamentos, nomeadamente para a prática do desporto, ateliês de artes plásticas, escola de música, cursos de informática e recuperação de tradições locais.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário