Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Douro Internacional: Mais de 500 vinhos ibéricos a concurso no Prémio Arribe

A 8ª edição dos "Prémios Arribe" 2012, um certame Ibérico que este ano tem a concurso 507 vinhos de diversas categorias de diversas denominações de origem de Portugal e Espanha, arrancou em Trabanca (Salamanca) prolongando-se até amanhã.
"Este ano o concurso ultrapassou todas a nossas expectativas", disse coordenadora da Rota ho- Vindouro/Vinduero, Lisete Osório
Dos 507 vinhos este ano a concurso, 49 por cento são de origem portuguesa, em resultado do interesse dos produtores nacionais no mercado espanhol, cabendo à região do Douro mais de 20 por cento das participações.
Para além de vinhos do Douro, Trás-os-Montes e Dão, marcam presença vinhos alentejanos, do Minho, Bairrada, Tejo, Pico (Açores) entre outras regiões vinícolas.
"Nos últimos anos do concurso, a imagem dos vinhos portugueses tem sido bem projetada em Espanha, o que tem levado a um aumento de participações, mais concretamente da Região Demarcada do Douro", acrescentou a enóloga de origem portuguesa, para quem em Portugal os produtores começam já a ter a noção da “importância deste tipo de eventos" para promoverem os seus vinhos.
Os membros do júri avaliam cada um dos vinhos apresentados a concurso mediante uma prova "cega", sem qualquer tipo de informação referente a cada produto.
Segundo a organização, o anúncio da decisão do júri será feita na sexta-feira, no site
www.rutainternacionaldelvino.com.
Todas as adegas e quintas premiadas receberão o seu galardão a 03 novembro, depois de finalizar a época da vindima, numa gala de entrega de prémios que se celebrará em Trabanca.
"Como se está atravessar um período de crise e as adegas, por vezes, não têm condições financeiras para promover os seus vinhos, consideramos que este certame dá uma boa visibilidade a quem pretende entrar no mercado de vinhos em Espanha ", acrescentou Lisete Osório.
O júri internacional é composto por enólogos, provadores e jornalistas do setor enogastronómico, providentes Estados Unidos, Uruguai, China, Itália, Portugal e Espanha que avaliarão, em "prova cega", os vinhos a concurso, incluindo algumas personalidades femininas ligadas ao mundo dos vinhos na Península Ibérica", disse.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário