Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Idade do Ferro explorada em Mogadouro
Em Vilarinho dos Galegos, concelho de Mogadouro, estão a ser feitas explorações arqueológicas no Castelo dos Mouros.
O objectivo é tornar o local acessível ao público.
As escavações decorreram durante o mês de Julho com alunos da licenciatura em Arqueologia da Universidade do Minho.
O arqueólogo responsável explica em que consistem os trabalhos.“Estamos a estudar o sítio arqueológico que era conhecido mas estava completamente oculto.
Do ponto de vista científico não havia qualquer informação”, refere, acrescentando que “desenvolvemos trabalho principalmente na muralha e no torreão. Conseguimos pôr à vista duas muralhas interessantes com mais de cinco metros de altura e bastante bem preservadas”.
António Diniz salienta a importância destas explorações arqueológicas para u a melhor compreensão da Idade do Ferro na região transmontana.“Toda a Idade do Ferro no Nordeste de Portugal é desconhecida, por isso estas escavações assumem uma grande importância porque vão fornecer um conjunto de dados que vão permitir tratar o quadro de referência da Idade do Ferro nessa região.
”O desafio passa agora por desenvolver trabalhos de conservação e valorização para que o espaço possa tornar-se numa atracção turística.“Vamos fazer algum trabalho de consolidação porque as estruturas precisam de ter alguma intervenção para que se conservem”, explica e depois “tem de se seguir um programa de conservação para tornar o sítio visitável para todos os que queiram disfrutar do património”.
Os trabalhos de valorização deverão incidir na consolidação de estruturas, limpeza do local, melhoria de acessos e instalação de painéis informativos.
Escrito por Brigantia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário