Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"Cordeiro mirandes" à conquista de novos mercados

O cordeiro mirandês pode agora conquistar novos mercados.
Até agora só era vendido em Portugal e Espanha, mas depois de ter conseguido o selo Denominação de Origem Protegida, a Associação de Criadores de Ovinos de Raça Churra Mirandesa pretende valorizar esta carne.
O presidente da associação, Francisco Rodrigues, conta que a maioria dos animais eram vendidos para o país vizinho, onde até se fazia negócio com esta carne de qualidade. “A Espanha até aqui tinha uma carteira mais saudável do que a nossa e acabam por nos comprar o cordeiro e curioso os espanhóis compram aqui o cordeiro e exportam depois para outros países”, realça Francisco Rodrigues.
O objectivo agora é ganhar escala no mercado, aproveitando a chancela da certificação. “Estamos a tentar trabalhar em parceria com outras associações.
Vamos ver se conseguimos levar isto a bom porto e se assim for temos uma vantagem em termos de comercialização, porque já temos uma mais-valia. Temos a qualidade na nossa mão e por isso vamos procurar o mercado de uma maneira diferente do que fazíamos até aqui”, realça o presidente da associação.
Francisco Rodrigues espera agora que esta raça consiga mais apoios do Estado. “Os nossos criadores andam na casa dos 70 anos. A juventude quer pegar nisto, mas a burocracia não os deixa, têm problemas para se poderem instalar, mas acredito que com esta mais-valia da denominação de origem o Governo esteja atento e nos dê mais apoios do que até aqui”, salienta o responsável.
O efectivo adulto da raça churra mirandesa ronda os 7 mil animais. Anualmente são comercializados cerca de 8 mil cordeiros produzidos por 58 criadores nos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e um em Vila Flor.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário