Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Laboratórios começam a encerrar em Bragança


A decisão da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste de internalizar as análises clínicas já originou a falência de um dos três laboratórios privados de Bragança e o despedimento de 30 funcionários.
Os dados foram adiantados por Roberto Costa, técnico de análises clínicas que encabeçou as manifestações de protesto dos laboratórios quando, em Março, a ULS do Nordeste decidiu que os utentes do Serviço Nacional de Saúde passariam a realizar estes exames nos hospitais públicos.
A perda deste serviço provocou uma quebra na facturação “de 50 a 60 por cento” no laboratório em que trabalha este técnico, que estima que a situação possa continuar a agravar-se como consequência da redução de clientes nas três maiores cidades do Nordeste Transmontano, nomeadamente Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
Roberto Costa disse que “30 postos de trabalho directos” já foram extintos.
“O que tem acontecido é despedimentos, têm dispensado pessoal, começaram pelos auxiliares de limpeza, depois passaram para os motoristas e agora está a chegar aos técnicos e aos administrativos”, afirmou o técnico de análises.
A proprietária do laboratório que encerrou, o “Fátima Vaz das Neves”, confirmou, apenas, a situação e não quis falar mais sobre o assunto.
Dívidas acumuladas
“Além de estarmos a perder doentes, a ULS também não nos tem pago e (a situação) agrava-se”, afirmou, referindo que a entidade pública responsável pelos serviços de saúde no Nordeste Transmontano tem, alegadamente, por liquidar facturas anteriores à internalização do serviço nas três cidades.
A ULS do Nordeste confirma a existência de uma dívida pendente aos laboratórios de análises clínicas que está em discussão entre várias entidades para saber como irá ser paga.
Os montantes em causa são relativos a requisições de exames dos centros de saúde aos laboratórios privados, anterior à formalização da ULS, que passou a gerir todos os centros de saúde e hospitais da região desde Janeiro de 2012.
A informação foi adiantada pelo gabinete de comunicação da ULS, que não quantificou o valor da dívida pendente.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário