Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Torre de Moncorvo:MTI pede apoio à Câmara para a apresentação pública do projeto mineiro

A MTI - Ferro de Moncorvo, SA, reuniu-se com a Câmara de Torre de Moncorvo para apresentar os projetos da empresa para os próximos quatro anos no que respeita à exploração mineira naquele concelho transmontano.
"Solicitamos à Câmara de Torre de Moncorvo o apoio institucional para a realização de uma apresentação pública do projeto à população e agentes de desenvolvimento local. Deverá concretizar-se em janeiro de 2013", avançou o porta-voz da MTI - Ferro de Moncorvo, Luís Rosendo. 
Nesta fase do projeto, que resulta do novo contrato estabelecido com o Estado, a MTI tem agora um período de quatro anos para definir a viabilidade técnico-económica da exploração e efetuar os estudos de pré-viabilidade e de viabilidade do projeto, incluindo o Estudo de Impacte Ambiental, um Plano de Impacte Social e todos os trabalhos de prospeção e avaliação necessários à integral caracterização e quantificação dos depósitos de minério de ferro localizados na área.
"A viabilidade da exploração mineira no concelho de Torre de Moncorvo será o tema a ter em conta no contrato assinado com o Estado", acrescentou o porta-voz da empresa.
Para além destes temas abordados na reunião entre as partes, foi referido que a MTI terá, agora, "60 dias para apresentar o respetivo plano detalhado para a execução dos trabalhos previstos para estes quatro anos".
O processo de reativação da exploração de minério de ferro no concelho de Torre de Moncorvo chegou a ser dado como muito avançado na sequência do interesse demonstrado pela anglo-australiana Rio Tinto, mas, em julho passado, esta acabaria por desistir do processo.
Por seu lado, o vice-presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, José Aires, disse que houve a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas que o executivo tinha em relação ao projeto da MTI, deixando os esclarecimentos concretos para outra altura.
"Sabemos que a administração da MTI não é mesma que iniciou o processo de exploração mineira no concelho e por esse motivo foi útil este encontro. Pensamos que este foi o primeiro passo dado, num processo que vai arrastar-se nos próximos quatro anos", frisou o autarca.
A empresa mineira fez ainda saber que está "ciente da responsabilidade" que este projeto representa, sobretudo "do ponto de vista do desenvolvimento sustentável de Portugal e das suas comunidades locais e regionais", pelo que reuniu todas as condições económicas, financeiras, técnicas e humanas necessárias para responder com sucesso a "este importante desafio".

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário