A MTI - Ferro de Moncorvo, SA, reuniu-se com a Câmara de Torre de Moncorvo para apresentar os projetos da empresa para os próximos quatro anos no que respeita à exploração mineira naquele concelho transmontano.
"Solicitamos à Câmara de Torre de Moncorvo o apoio institucional para a realização de uma apresentação pública do projeto à população e agentes de desenvolvimento local. Deverá concretizar-se em janeiro de 2013", avançou o porta-voz da MTI - Ferro de Moncorvo, Luís Rosendo.
Nesta fase do projeto, que resulta do novo contrato estabelecido com o Estado, a MTI tem agora um período de quatro anos para definir a viabilidade técnico-económica da exploração e efetuar os estudos de pré-viabilidade e de viabilidade do projeto, incluindo o Estudo de Impacte Ambiental, um Plano de Impacte Social e todos os trabalhos de prospeção e avaliação necessários à integral caracterização e quantificação dos depósitos de minério de ferro localizados na área.
"A viabilidade da exploração mineira no concelho de Torre de Moncorvo será o tema a ter em conta no contrato assinado com o Estado", acrescentou o porta-voz da empresa.
Para além destes temas abordados na reunião entre as partes, foi referido que a MTI terá, agora, "60 dias para apresentar o respetivo plano detalhado para a execução dos trabalhos previstos para estes quatro anos".
O processo de reativação da exploração de minério de ferro no concelho de Torre de Moncorvo chegou a ser dado como muito avançado na sequência do interesse demonstrado pela anglo-australiana Rio Tinto, mas, em julho passado, esta acabaria por desistir do processo.
Por seu lado, o vice-presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, José Aires, disse que houve a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas que o executivo tinha em relação ao projeto da MTI, deixando os esclarecimentos concretos para outra altura.
"Sabemos que a administração da MTI não é mesma que iniciou o processo de exploração mineira no concelho e por esse motivo foi útil este encontro. Pensamos que este foi o primeiro passo dado, num processo que vai arrastar-se nos próximos quatro anos", frisou o autarca.
A empresa mineira fez ainda saber que está "ciente da responsabilidade" que este projeto representa, sobretudo "do ponto de vista do desenvolvimento sustentável de Portugal e das suas comunidades locais e regionais", pelo que reuniu todas as condições económicas, financeiras, técnicas e humanas necessárias para responder com sucesso a "este importante desafio".
in:rba.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário