Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bragança - Contos de Leonor Mexia representados por alunos da Augusto Moreno

A escritora Leonor Mexia veio a Bragança na passada quarta-feira para assistir à encenação de excertos do seu livro “A caixa da avó Maria” pelos alunos do 4º ano do 1º Ciclo da Escola Augusto Moreno. 
A iniciativa está inserida no plano anual de atividades do Agrupamentos de Escolas Abade de Baçal, designada Encontro com Escritores. 
A encenação foi incluída no projeto ‘Escritores, Críticos e Criativos’ e contou com a colaboração da Porto Editora. “Numa primeira fase a encenação dos contos aconteceu no Clube de Teatro, para o 1º Ciclo, como resultou muito bem decidimos avançar com esta ideia”, explicou a professora Maria da Luz, da Escola Augusto Moreno. 
Em todas as turmas os alunos do 4º ano fizeram a leitura dos contos aos outros estudantes de anos anteriores. “É o sonho de qualquer escritor ver os seus textos em teatro”, afirmou Leonor Mexia. 
A escritora ficou surpreendida e feliz por ver os seus textos representados por crianças, tanto mais que foi a primeira vez que foram encenados. “Este livro trata de um tema delicado para os mais novos, pois fala da morte da avó do João. Não é muito usual falar do tema da morte em livros para um público infantil”, explicou Leonor Mexia, que desta forma quis ajudar a falar de um tema difícil. “Também é para ajudar os mais novos a ultrapassar um momento difícil na vida. 
Escrevi o livro para o meu filho para o ajudar a tratar a morte da avó e como vi que o ajudou, achei que valia a pena ajudar outras crianças”, referiu. As escritora procurou falar do tema de uma forma simples. “Explicando que só há morte porque há vida. O importante é reter as coisas bonitas da vida e as memórias que as pessoas nos deixaram. Há coisas muito mais importantes e valiosas que os bens materiais que as pessoas nos possam deixar”, acrescentou. 
A Escola Augusto Moreno ganhou o terceiro lugar de um prémio internacional lançado pela Porto Editora com o conto “As pulgas Saltitonas”, escrito por crianças do 3º e 4º anos, que foi entregue na Póvoa de Varzim. Ganharam ainda o primeiro prémio das Quadras de S. Martinho e o primeiro prémio do Conto de Natal, ambos atribuídos pela câmara municipal de Bragança. 
No rol de galardões conta ainda o primeiro prémio do concurso Natal com Ciência, do Centro Ciência Viva de Bragança.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário